DÍVIDAS PODERÃO SER RENEGOCIADAS DE FORMA ONLINE PELO PROCON-PR

Em função do Dia Mundial do Consumidor, comemorado nesta segunda-feira (15), o Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), vinculado à Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, promove um mutirão online de renegociação de dívidas. O mutirão vai até o dia 31 de março.

A ação é uma iniciativa conjunta do Procon-Paraná, com a Associação Brasileira de Procons (Proconsbrasil) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e acontecerá exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos www.consumidor.gov.br. Não haverá atendimento presencial por conta da pandemia da Covid-19.

Segundo o coordenador do Procon-Toledo, Wellington de Oliveira, diariamente consumidores procuram o órgão em função de problemas com cartões de crédito, empréstimo pessoal, empréstimo consignado (solicitado por iniciativa própria ou a pedido de familiares, no caso de alguns idosos), às vezes até com problemas de superendividamento (caracterizado quando possui dívidas as quais não consegue saldar, de forma a prejudicar sua rotina, não conseguindo regularizar mais as dívidas de água, luz, alimentação e outras básicas para sua sobrevivência).

“Esse é o momento em que os consumidores terão a possibilidade de renegociar e saldar essas dívidas. Desta forma estarão barrando o aumento frequente de suas despesas, para que a curto ou médio prazo possam estar regularizando a sua vida financeira”, explica o coordenador do Procon de Toledo. 

Como participar

Para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma www.consumidor.gov.br e aguardar seu login e senha.

No momento do preenchimento do registro é imprescindível que o consumidor informe seu telefone e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes. O Procon-PR também orienta que o consumidor, no seu relato, informe que está participando do mutirão, com a seguinte hashtag: #MutiraoProconsBrasil

Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor. Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado.

Monitoramento de preços

Entre as ações desenvolvidas pelo Procon de Toledo está o monitoramento de preços em alguns segmentos. Por meio das notas fiscais de compra e venda de produtos foram realizadas ações de monitoramento da cesta básica nos supermercados desde o início da pandemia. 

“Comparamos a oscilação da margem de lucro em cada produto. Houve crescimento de preços na prateleira, mas constatamos que acompanhou a cadeia de distribuição de cada alimento. Eles [os mercados] adotam a mesma margem padrão que já adotavam antes da pandemia”, informou Wellington. 

A ação de monitoramento em andamento atualmente é focada nos preços de combustíveis. É feita a tomada dos preços com intervalos durante a semana entre os anúncios de aumento da Petrobrás. “Um a dois dias após a divulgação fazemos a abordagem em todos os postos de Toledo”, comentou o coordenador.

Fonte: Secom Toledo, com informações da AEN-PR

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