Solidariedade e empatia são dois sentimentos que podem se transformar em atitudes. Nesse sentido a Secretaria da Cultura de Toledo lança nesta quarta-feira (24) duas ações com o objetivo estabelecer uma corrente de solidariedade às famílias enlutadas pela perda de seus familiares vítimas da Covid-19, e também homenagear e valorizar a importância do trabalho de todos os profissionais da saúde e também servidores públicos de saúde da linha de frente.
Para homenagear os trabalhadores da saúde, a Secretaria da Cultura em parceria com a Secretaria da Saúde e Comunicação lançam a ação ‘Aplausos na Janela’. Segundo a secretária da Cultura, Rosselane Giordani, a ideia é que na quarta-feira (24), às 19h, Toledo se una em torno de um gesto de solidariedade, apoio e gratidão a todos os profissionais e trabalhadores que estão trabalhando na linha de frente. “Convidamos a todos a somarem nessa corrente de gratidão e valorização àqueles que estão há mais de um ano em uma difícil jornada de trabalho cuidando das pessoas doentes, lutando para salvar vidas, convivendo diariamente com a dor da perda da perda das famílias. Nossos aplausos e profundo reconhecimento ao trabalho árduo, nossa gratidão mas também solidariedade a todos”, destacou Rosselane.
Outra ação que será lançada tem como objetivo homenagear as vítimas do Covid. O projeto Tributo aos Inumeráveis tem por objetivo prestar homenagem às vítimas de Covid-19. “Vivemos um tempo sombrio e de muita dor e vemos uma sociedade estarrecida diante de inúmeras mortes. Essas vidas não podem ser vistas apenas como números em uma estatística que não para de crescer. A falta de solidariedade, de empatia, de se importar com a dor e a vida do outro também é uma doença que enfrentamos”.
Segundo a secretária, o Tributo aos Inumeráveis além de ser uma homenagem às vítimas também tem intenção de sensibilizar as pessoas, trazendo à tona as histórias das pessoas que ficam escondidas atrás dos números. O tributo se baseia na gravação de leituras de relatos dos parentes que perderam seus entes queridos para o coronavírus, retirados do site Os Inumeráveis, como também em histórias que a equipe da secretaria da Cultura conseguiu coletar com parentes de vítimas de Toledo. “Iniciamos o tributo em um momento muito difícil da pandemia. Nossa intenção é mostrar que por trás dos números estão pessoas, são vidas, são histórias que foram interrompidas”, disse. As gravações estão sendo realizadas no Teatro Municipal de Toledo com a narração/leitura de agentes culturais do município e, também, de servidores municipais.
Os vídeos do Projeto Tributo aos Inumeráveis serão postados semanalmente nas redes sociais da Secretaria da Cultura e da Prefeitura de Toledo.