COMDET realiza primeiro encontro de 2022 e prefeito apresenta relatório de ações

Aconteceu nesta quinta-feira (03), na sala de reuniões da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), o primeiro encontro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Toledo (COMDET) de 2022. Além dos integrantes do órgão, estiveram presentes também o prefeito Beto Lunitti, presidente de honra do Conselho, e o vice Ademar Dorfschmidt, além de representantes do secretariado municipal.

Lunitti realizou na abertura do encontro uma explanação sobre diversas ações implementadas pelo município em 2021, com destaque para o avanços na área de tecnologia. “Fizemos uma reestruturação administrativa, fortalecendo os setores voltados à tecnologia. Também aconteceram investimentos na aquisição de aproximadamente 10 mil tablet’s para crianças e notebook’s para professores com o intuito de encantar as crianças”. 

Beto também citou investimentos no interior por meio do Programa de Atendimento ao Produtor (PAP) e as reurbanizações de distritos de Bom Princípio do Oeste, em fase final, e de Ouro Preto, que tem audiência com os moradores agendada para a próxima semana, na terça-feira (08). “Também estamos com muitas intervenções na infraestrutura urbana, com a recuperação e recapeamento de diversas ruas e avenidas, além de pintura e sinalização, melhorando o trânsito”. 

O compromisso da atual gestão com a transparência também foi lembrado pelo gestor municipal. Na edição 2021 do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP), Toledo subiu, em apenas um ano, do 293º para o 58º lugar no levantamento realizado e divulgado nesta semana pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). O salto de 235 posições nesse ranking se dá em razão do crescimento significativo da nota, que saiu de 62,93% para 93,05%.

Saúde e pandemia – O aumento da circulação viral observada no mês de janeiro também foi comentado pelo prefeito. “Já estávamos com as unidades básicas de saúde voltando aos atendimentos normais, com os fluxos sendo retomados, e tivemos esta nova onda e o recorde de pessoas contaminadas”. Apesar do alto número, Lunitti reforçou a importância da comunidade toledana já ter uma ampla cobertura vacinal e frisou: “temos apresentado um alto número de infectados, pois somos transparentes e testamos todos os pacientes suspeitos que acessam os serviços de saúde. Nossas subnotificações são quase inexistentes”. 

Ainda falando sobre a COVID-19, o gestor municipal informou que não existe a intenção do município em publicar decretos restritivos e está mantida a volta às aulas, de forma presencial, na rede pública no dia 7 de fevereiro. “Por isso pedimos que os pais levem as crianças para tomarem o imunizante, nos locais e horários que estão sendo divulgados nas redes sociais e demais meios de comunicação oficiais da Prefeitura de Toledo”, concluiu. 

Projeções – Lunitti aproveitou para falar de algumas projeções e destacou os estudos para utilização de biodigestores, que processam os dejetos da suinocultura para a geração de energia, também produzirem microalgas que podem ser usadas como ração na produção pecuária, reforçando o compromisso de seu governo com as melhores práticas de sustentabilidade e transformar os passivos ambientais da biomassa e preservar, assim, o ar, a água e o solo.

Outro destaque foi para o INOVA MEAT, evento com o intuito de melhorar e aprimorar a produção se houver investimento em inovação e tecnologia e que vai acontecer de 31 de março a 02 de abril de 2022, no Centro de Eventos Ismael Sperafico. O encontro será uma grande vitrine para os cases de sucesso e procurar mostrar as melhores soluções para os setores da suinocultura, avicultura, bovinocultura leiteira e piscicultura, além de agregar conhecimento interligando todas as cadeias ao que está se fazendo de novo no mercado atual.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.