Moradores de Ouro Preto aprovam urbanização da localidade em audiência pública

Por decisão unânime dos quase 100 moradores presentes na audiência pública realizada na terça-feira (08), no salão comunitário, Ouro Preto, interior toledano, será reurbanizada. As ruas ganharão toda a infraestrutura, como galerias pluviais, meio fio, asfaltamento e demais benfeitorias nas onze ruas pertencentes à localidade. A previsão de investimentos é de aproximadamente R$ 4,5 milhões e a contrapartida da comunidade será baseada na valorização dos imóveis a partir das benfeitorias. 

Durante a reunião, os servidores municipais das Secretarias de Planejamento, Habitação e Urbanismo e da Fazenda apresentaram os projetos de ruas e avenidas, além da forma que deverão ser pagas às benfeitorias. Os moradores terão, a partir da avaliação da valorização imobiliária, 60 meses para quitar o valor referente à contribuição de melhorias. Também foram apresentadas as situações legais previstas para isenção de pagamento. Após as explanações, os presentes puderam realizar seus questionamentos a tiveram suas dúvidas esclarecidas.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas representantes do Executivo e do Legislativo Municipal. O representante da Casa de Leis, Beto Scain, lembrou que a reivindicação da comunidade era antiga e os investimentos transformarão Ouro Preto. “É uma benfeitoria há muito tempo aguardada por quem reside aqui. Começamos essas discussões e conversas com a comunidade, nos anos de 2013 a 2016, e agora, com este ato, se torna uma realidade para nós”. Scain ainda agradeceu a presença do companheiro de Câmara, vereador Chumbinho Silva.

A previsão é que os trabalhos se iniciem a partir da conclusão das intervenções que estão sendo realizadas em Bom Princípio do Oeste, distrito que também passa por uma transformação. “Assumimos um compromisso com essa comunidade e agora estamos aqui para concretizar essa ação. É isso que os gestores precisam fazer, transformar a vida das pessoas. Ouro Preto será repaginada e terá uma cara que muitos de vocês sequer imaginam como ficará”, explicou o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt. 

As obras serão executadas pela Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural (Emdur) e devem ser iniciadas ainda no primeiro semestre e, conforme o prefeito Beto Lunitti, as melhorias que serão realizadas são fruto de muito trabalho. Lunitti reforçou a união dos moradores, no ato representados pelo presidente da Associação de Ouro Preto, Giovani Piccini, e do poder público para levar os avanços necessários para as comunidades. “É um esforço conjunto. A decisão de vocês, a partir desta consulta, vai ser respeitada e faremos conforme o projeto que vocês aprovaram. As obras vão valorizar os imóveis e vai ser bom para todos”. O prefeito ainda lembrou aos moradores que as intervenções trarão transtornos, mas será passageiro e pequeno diante dos benefícios que a urbanização trará. 

A audiência foi coordenada pelo secretário de Planejamento, Habitação e Urbanismo Neuroci Frizzo; e foi acompanhada pelo secretário da Fazenda, Jadyr Cláudio Donin; pelo chefe de Gabinete Marcio Antonio Borges; além de diretores e servidores municipais de diversas áreas.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.