Nascente é recuperada no Distrito de São Miguel

A oficina de recuperação de nascentes foi realizada no Distrito de São Miguel nesta terça-feira (15) na propriedade da família Kamphrost. Essa é mais uma das atividades que integram a programação do Mês da Água em Toledo. A ação é fruto de uma parceria entre o Município de Toledo, Linha Ecológica e a Itaipu Binacional, por meio do Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. 

O secretário de Desenvolvimento Ambiental, Júnior Henrique Pinto, destacou a importância das ações de Educação Ambiental. “Ao realizar esse trabalho nas nascentes estamos contribuindo com a preservação dos nossos recursos hídricos. A água é fonte de vida para o homem e também para as plantações e animais. Após essa intervenção na propriedade da família Kamphrost eliminamos os possíveis contaminantes e deixamos uma água mais limpa e pura para ser utilizada”, salientou Júnior. 

O engenheiro agrônomo e técnico ambiental, Maycon Tavares, explica qual atividade foi realizada na nascente. “Fizemos a limpeza, tiramos toda a sobra de matéria orgânica, de resíduos que estão em decomposição dentro do local, em seguida localizamos o olho d’água, onde realmente a nascente está nascendo, na sequência fazemos a limpeza e contenção, colocamos as pedras rachão para serem usadas como um filtro e colocar os canos para saída de água, vedando tudo com solo cimento (mistura de terra e cimento para dar aderência e fixação, evitando contaminação externa futuramente)”, explicou o engenheiro. 

Essa é uma ação que envolveu várias mãos. Além dos monitores responsáveis pela recuperação da nascente, todos os voluntários literalmente colocaram a mão na massa e, de forma colaborativa, tornaram possível a recuperação da nascente. Participaram integrantes do Cisea, Gestores de Educação Ambiental, Núcleo ODS, IDR, Coletivo Educador e Sanepar.  Todos coordenados pelas secretarias de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento e Educação. 

Outras ações estão previstas ainda para o mês de março, entre elas estão a recuperação de outra nascente, contação de histórias, dinâmicas ecopedagógicas  e o concurso “Um Rio Passa por Aqui”, envolvendo escolas e centros de educação infantil na pintura de bueiros. A programação completa está acessível no Instagram da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento (@secmeioambientetoo).

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.