Com a presença de representantes da Secretaria de Saúde, o prefeito Beto Lunitti assinou, nesta quinta-feira (05), o termo de convênio com a Comunidade Terapêutica Beit Abba. A entidade foi selecionada por atender aos pré-requisitos do edital de chamamento público proposto pela administração municipal e agora poderá disponibilizar vagas para internamento de pacientes toledanos acompanhados pelo Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD). O encontro aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura de Toledo.
Atualmente, a comunidade possui 36 vagas, e o município poderá ocupar seis delas. O município realizará bimestralmente um repasse financeiro de acordo com a utilização. De acordo com a diretora da Rede de Atenção à Saúde Mental, Tatiani Finkler Guzzo, a medida fará diferença na vida dos atendidos. Tatiani ainda acrescentou que foi um processo bastante trabalhoso para chegar ao momento da assinatura do convênio. “É emocionante e a sensação é de missão cumprida. Essa parceria efetivada vai auxiliar na transformação de vidas e na recuperação de pessoas”.
Responsável pela Beit Abba, o pastor Amós Ferreira Mendes, destacou a perseverança dos internos na busca pela recuperação. “Oferecemos uma oportunidade para quem nos procura. As pessoas que estão conosco realmente lutam para se recuperar”, disse. Amós acrescentou que além da terapia reconhecida pela medicina, a Beit Abba trabalha o fator espiritual dos pacientes. “A pessoa que se envolve com álcool e drogas carrega consigo uma carga negativa, sofrimentos e sentimentos ruins. Além da cura pela ciência, é preciso também oferecer a cura espiritual”.
O prefeito Beto Lunitti, ao final do ato, agradeceu ao empenho dos servidores municipais envolvidos nesta questão. “A Beit Abba é importante na vida das pessoas e contribui de forma significativa para a comunidade toledana. Fico feliz em poder firmar este convênio e sermos parceiros na transformação da vida das pessoas. As portas da Prefeitura de Toledo estarão sempre abertas para as boas ações”, frisou.
Ainda participaram do encontro a secretária de Saúde Gabriela Kucharski e a coordenadora do CAPS-AD Denise Holzbach, além dos pastores Antonio Marcos Chagas de Morais e Eninita da Silva.