Alunos visitam Aterro Sanitário como extensão da aula de ciências

Na última semana, várias turmas dos quartos anos do ensino fundamental do Colégio Incomar realizaram uma aula de Ciências diferente. O foco foi a questão dos resíduos e de recicláveis. Ao todo, aproximadamente 100 alunos realizaram visitas ao Aterro Municipal, conheceram a Central de Valoração de Resíduos (UVR) e o trabalho realizado pelos integrantes da Associação dos Catadores de Recicláveis de Toledo (Acatol). 

A coordenadora da UVR, Maria Veronese, explicou que os estudantes conheceram as células do resíduo orgânico, do volumoso, do corte e poda das árvores e também da reciclagem que é realizada pela Acatol. “Vale destacar a importância dessa visita, no sentido de conhecerem como funcionam os processos. A Educação Ambiental será fundamental para a mudança de hábitos que estimule a preservação no cotidiano deles, na vida deles. Sempre falo para conversar com o pai, mãe ou responsável sobre a importância de estar realizando essa reciclagem, pois lá [na UVR] eles conseguiram ver o que passa na esteira e o que os associados precisam estar separando. Perceberam que não é um ambiente salubre para ninguém se a destinação do resíduo não for de maneira correta para a reciclagem”, explica. 

Maria afirmou que essa visita vai possibilitar ao estudante pensar o meio ambiente de uma forma consciente, uma visão de forma total e integrada, se preocupando com os problemas que são associados à reciclagem e ao resíduo orgânico. “Eles terem esse conhecimento para tomar atitude, ter motivação e envolvimento para trabalhar isso dentro de casa e em coletividade em busca de soluções para estar melhorando essa reciclagem é um ganho para todos”, complementa. 

O secretário de Meio Ambiente, Júnior Henrique Pinto, informou que diariamente são destinadas aproximadamente 90 toneladas de lixo orgânico para o Aterro Sanitário, oriundos do sistema de coleta. Já no caso do resíduo reciclável, são 120 toneladas por mês que a Acatol faz a separação.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.