Toledo inicia processo de digitalização de assinatura de contratos

As ações de desburocratização dos processos administrativos no governo municipal, implantadas pela atual gestão desde a primeira semana de mandato, tiveram um importante avanço na manhã desta segunda-feira (18). Durante a reunião do secretariado foram apresentados aos presentes ferramenta que propiciará aos ordenadores de despesas a possibilidade de assinar digitalmente empenhos, contratos e aditivos de contratos de forma simultânea com outras pessoas envolvidas nos processos.

Por intermédio de um grupo  de trabalho, composto por servidores do Departamento de Compras, Contratos e Licitações e outros setores da administração municipal, foi possível adicionar a ferramenta, sem custos extras para o erário, ao serviço que já é utilizado há vários anos pelo município. Integrante desta força-tarefa, a servidora Claudia Adriane Schnee dos Santos foi quem mostrou a novidade ao prefeito Beto Lunitti, mas que já está à disposição de todos os secretários. “Ultimamente, quando tenho falado sobre Toledo por aí, digo que temos um município com vocação para a tecnologia, mas é preciso garantir que esses avanços também se façam presentes dentro dos nossos domínios. Agilizar processos diminui a carga de trabalho dos servidores, mas principalmente permite a entrega de serviços públicos com mais qualidade e eficiência para a população, reduzindo tempo de espera e custos, tornando tudo mais transparente. Quando o assunto é inovação, é a isso que me refiro”, destaca o chefe do Poder Executivo Municipal.

O advogado titular da Assessoria Jurídica e secretário interino da Administração, Alexandre Gregório da Silva, destaca que as medidas de desburocratização têm o objetivo de modernizar os métodos de gestão, cumprindo o plano de governo. “A assinatura digital dos contratos representa a primeira fase de um projeto ainda mais audacioso. Essa novidade começou a ser colocada em prática no mês de maio, mas agora, de forma definitiva, ela chegou a todos os ordenadores de despesa. Da forma atual, é preciso imprimir cada página, com as todas as assinaturas e rubricar para então escaneá-los e, por fim, colocar no Portal da Transparência. Vamos ganhar um bom tempo com essa novidade, principalmente com a dispensa da necessidade de estar presencialmente no Paço para rubricar e assinar vários papéis. Contudo, nosso objetivo maior é tornar os processos licitatórios 100% digitais, afastando quase por completo a necessidade de usar o papel”, observa. “Em paralelo, também estamos trabalhando para que esta também seja a realidade em outros procedimentos, como emissão de alvarás e aprovação de projetos de engenharia. São mudanças que rapidamente serão assimiladas pelos nossos servidores, que já entenderam que fazem parte da solução. Afinal, com essa redefinição de fluxos laborais, haverá um aumento de  produtividade, pois, assim, minimizará a perda de tempo com o retrabalho e com o cumprimento de burocracias desnecessárias, aquelas que todo mundo segue mesmo sem a devida previsão legal para tal”, acrescenta.

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