Atividades organizadas pelo CAPS i marcaram Dia Internacional da Amizade

Os pacientes, familiares e a equipe de serviço do Centro de Atenção Psicossocial Infantil ‘Um Novo Olhar’ Doutor Rafael Azambuja Patiño Cruzatti (CAPS i) celebraram o Dia Internacional da Amizade, comemorado em 30 de julho, com diversas ações. Visita da golden retriever da Guarda Municipal Dolly, distribuição de mudas de suculentas, lanche e atividades recreativas foram organizadas em duas oportunidades: na manhã da quarta-feira (27) e tarde da quinta-feira (28).  

Um dos pontos altos foi o campeonato de aviões de papel. “Foi muito divertido e todos aguardaram muito o momento de construir e lançar seus aviõezinhos. O objetivo, como todas as outras ações, foi o de promover a interação entre os pacientes, responsáveis e também os próprios servidores, fortalecendo os vínculos e a socialização”, disse a assistente social do CAPS i, Sandra Cordeiro Muniz Giro.

O Dia da Amizade é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU). O seu intuito é promover a cultura da paz entre todos os povos, celebrando assim a diversidade cultural e o respeito mútuo.

CAPS i – O CAPS i é o serviço da saúde de referência do município para o atendimento às crianças e adolescentes (0 a 17 anos, 11 meses e 29 dias) com transtornos mentais severos e persistentes e de alto risco, além de demandas relacionadas ao uso de crack, álcool e outras drogas. De acordo com a diretora de Saúde Mental, Leila de Fátima Machado, são oferecidas no local ações que abarcam o acesso à saúde, ao trabalho, à educação, à cultura, aos direitos civis e o fortalecimento de vínculos a partir de diversas atividades com caráter terapêutico e de reabilitação psicossocial. 

Na unidade, as atividades coletivas estão entre as principais formas de tratamento. “Estas se caracterizam enquanto grupos e oficinas terapêuticas, além de outros delineamentos desse tipo de atividade, como atividades esportivas, atividades de suporte social, grupos de leitura e, ainda, atividades comunitárias, nas quais objetiva-se a integração do serviço e do usuário com a família e a comunidade, realizando importantes trocas sociais”, concluiu a coordenadora Paula Danielle Lopes.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.