Toledo abre programação da Semana da Pátria com ato em frente ao Paço

Toledo deu início na manhã desta quinta-feira (1º) à programação da Semana da Pátria com um ato em frente ao Paço Municipal Alcides Donin. Estavam presentes autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, guarnições de forças de segurança e salvamento (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal), representantes de órgãos vinculados ao Governo do Estado, servidores públicos municipais, e de alunos e professores do Colégio Estadual Dario Vellozo.

Todos eles entoaram o Hino da Independência e o Hino Nacional Brasileiro, sendo que durante este houve o hasteamento das bandeiras de Toledo, do Paraná e do Brasil realizado, respectivamente, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Leoclides Bisognin; pela diretora do Fórum da Comarca de Toledo, juíza Luciana Lopes do Amaral Beal; e pelo prefeito Beto Lunitti. Em seguida, fizeram uso da palavra e destacaram o significado desta data, que neste ano tem motivos extras para ser celebrada: o aniversário de 200 anos de independência e o retorno do desfile cívico no Parque Ecológico Diva Paim Barth, que não era realizado desde 2019 e que nesta edição terá como temática os 70 anos de Toledo.

Utilizando-se de um dos versos do Hino da Independência, a magistrada fez o registro destas duas datas em sua fala. “‘Já raiou a liberdade no horizonte do Brasil!”. Dessa forma, cabe a cada um de nós defender essa liberdade que temos em nome de um futuro de paz, esperança e amor. Parabéns ao nosso país pelo bicentenário e a Toledo pelo aniversário de 70 anos de emancipação!”, saudou.

O presidente do Legislativo Municipal recordou-se de Tiradentes, personagem fundamental para o processo que faria, décadas depois de sua morte, o Brasil estar livre do domínio português. “Nesta data devemos prestar homenagens a todos que lutaram pela independência do nosso país. Eles não poderiam imaginar que o sonho deles resultaria na Nação grandiosa onde vivemos, da mesma forma que os nossos pioneiros não pensavam que Toledo cresceria tanto em tão pouco tempo. Também me referindo ao Hino da Independência, eu digo: ‘Ou ficar a Pátria livre ou morrer pelo Brasil’, a exemplo do que fez Tiradentes. Nos tempos atuais, dar a vida pelo nosso país tem outro significado, o de dedicar-se em tornar o outro independente”, salientou.

Acostumado a fazer discursos “de improviso”, o prefeito Beto Lunitti preferiu escrever e ler o discurso de abertura da Semana da Pátria, por entender que, neste momento pelo qual o país vive, a razão deve se sobrepor à emoção. “Somos uma Pátria livre e soberana. Somos um estado democrático, uma nação emergente, mas também um povo que ainda sofre com a desigualdade, e que, em meio às agruras para sobreviver com dignidade, não merece e não deve sofrer, ainda mais por conta dos desencontros da política, que é uma das características do processo democrático. Somos um povo ordeiro e trabalhador, feito de gente que quer e merece ser feliz”, destacou.

Após o chefe do Executivo Municipal declarar aberta a Semana da Pátria em Toledo, foi realizada a leitura da poesia “Toledo, minha terra”, de autoria de Gabriela Moreto, da Escola Municipal Borges de Medeiros. Em seguida, o cerimonial do evento também convidou os presentes a prestigiarem o ato cívico de hasteamento de bandeiras e canto dos hinos da Independência e Nacional (sem discurso de autoridades), que se repetirá todos os dias até a próxima terça-feira (6) em frente ao Paço Municipal.

O desfile

O momento mais esperado da Semana da Pátria está cada vez mais próxima e a comissão organizadora acaba de divulgar o mapa com a distribuição de espaços das 130 delegações que participarão do Desfile Cívico do 7 de Setembro (confira na galeria de fotos). Entre 5.000 e 10.000 espectadores estão sendo aguardados pela comissão organizadora do Desfile Cívico do Dia da Pátria.

Estarão presentes representantes de instituições de ensino, clubes de serviço, entidades de classe, órgãos públicos, projetos sociais, organizações da sociedade civil, associações culturais e desportivas, e agremiações afetas ao uso de um veículo automotor ou não (carros, caminhões, motocicletas, bicicletas, carrinhos de rolimã e cavalos). Antes da entrada da primeira delegação, haverá o desfile das forças de segurança que atuam em Toledo (19º Batalhão da Polícia Militar, Polícia Científica do Paraná e Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana) e das quatro instituições que possuem fanfarras que se apresentarão de forma alternada durante a passagem das delegações (Escola Municipal Washington Luiz, Escola Municipal Orlando Luiz Bazei, Escola Municipal São Luiz e Clube Desbravadores Estrela do Oeste, que contará com a participação de integrantes do Clube Desbravadores Bom Princípio e Clube Desbravadores Luzes da América).

A Guarda Municipal interditará as ruas do entorno a partir das 5h, permitindo somente a passagem de veículos diretamente relacionados ao desfile. Recomenda-se que os participantes levem garrafa de água para hidratar-se e que fiquem atentos às redes sociais e ao site da Prefeitura de Toledo para se informar sobre alterações na programação em virtude de condições climáticas adversas.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE: segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a previsão do tempo para a próxima quarta é de tempo ensolarado com “céu de brigadeiro” e temperaturas amenas, variando entre 17º e 28ºC. Tempo ótimo para quem vai desfilar, assistir ou trabalhar no desfile.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.