Apresentações dos circos da Alegria e da Magia encantam alunos da Apae/Toledo

Cerca de 170 alunos da Associação dos Pais e Amigos e Excepcionais (Apae) de Toledo viveram momentos muito especiais na última quarta-feira (31/8). Em duas sessões, uma de manhã e outra à tarde, eles, na companhia de professores, funcionários e equipe de apoio, ficaram encantados com os espetáculos do Circo da Magia e do Circo da Alegria apresentados de forma conjunta na sede da entidade.

Alusiva à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a atividade foi promovida pela Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH) e foi encerrada com um delicioso coffee break preparado pela Unidade Central de Produção de Alimentos, a Cozinha Social. “A exemplo dos nomes dos circos que se apresentaram, foi um dia de alegria e magia para os alunos da Apae. Ver a interação das crianças com os artistas e a felicidade deste momento é incomparável, um momento único. Lazer e arte também são direitos das pessoas com deficiência e não poderiam deixar de ser ofertados em uma ação de alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em Toledo”, comenta o  titular da Coordenadoria de Políticas para Pessoa com Deficiência da SMDH, Junior Rasbolt. 

Segunda a diretora da Apae/Toledo, Lucimar Recalcati Vieira, os espetáculos deixaram os alunos bastante animados. “Vivemos momentos que nos proporcionaram alegria, diversão e interação com as belíssimas apresentações do Circo da Alegria e do Circo da Magia, além do lanche da Cozinha Social. É fundamental este apoio do poder público para assegurar o direito das pessoas com deficiência”, observa.

Inclusão

Com suporte da Diretoria de Cidadania e Desenvolvimento Humano e da Coordenadoria de Políticas para Pessoa com Deficiência, a SMDH está programando mais ações específicas para pessoas com deficiência. Exemplo disso é o 1º Seminário de Lutas das Pessoas com Deficiência que será realizado nos dias 21 e 22 de setembro em parceria com o Programa de Educação Especial da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (PEE/Unioeste).

Este mês que se inicia é dedicado aos surdos, o Setembro Azul, campanha na qual se celebram as lutas desta comunidade por inclusão, respeito e autonomia. A campanha também está inserida no Dia Nacional dos Surdos, lembrado em 26 de setembro, mesma data em que, em 1857, no Rio de Janeiro, foi fundada a primeira escola dedicada a este público.

O grande momento para esta comunidade será a implementação em outubro da tão sonhada Central de Libras. De forma presencial e remota, intérpretes da Língua Brasileira de Sinais facilitarão o atendimento destas pessoas nas unidades do serviço público do município. “É necessário trabalhar pela conscientização inclusiva, para que possa despertar na população não somente uma reflexão, mas que se inspire e aja com determinação para identificar e colocar um ponto final em ações, comportamentos e concepções excludentes. Com a  desconstrução das barreiras, a partir da disposição de toda a sociedade em considerar as necessidades das pessoas com deficiência, teremos um país mais inclusivo”, comenta a diretora do Departamento de Cidadania e Desenvolvimento Humano da pasta, Aline Turmina.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.