Multidão prestigia Desfile Cívico e autoridades destacam importância do momento democrático

Centenas de toledanos participaram, na manhã da quarta-feira (7), do Desfile Cívico celebrando os 200 anos da Independência do Brasil. Contrariando as previsões climáticas, o sol deu o ar da graça e permitiu que, aproximadamente, 130 delegações demonstrassem seu patriotismo. O público aplaudiu as mais de 160 instituições de ensino, clubes de serviço, entidades de classe, órgãos públicos, projetos sociais, organizações da sociedade civil, associações culturais e desportivas e demais agremiações.

Durante quase quatro horas, os grupos apresentaram o seu trabalho e atuação. Empresas, escolas públicas e privadas, secretarias municipais, além de grupos ligados ao esporte das mais diversas modalidades, além de pessoas ligadas a grupos de automotores, de defesa animal e de cavalgadas tornaram o momento especial, tanto para quem desfilou, quanto para quem assistiu. “Foi maravilhoso. Tivemos uma grande participação, apesar da preocupação se teríamos condições de realizar devido à instabilidade do clima. Mas deu certo, as pessoas puderam expressar seu patriotismo”, disse a secretária de Educação, Marli Gonçalves Costa.

Cerca de 100 servidores da Prefeitura de Toledo, em especial da Secretaria Municipal de Educação (Smed), auxiliaram na organização do evento. “É importante também destacar o trabalho das escolas e centros municipais de educação infantil que não mediram esforços para estar aqui, bem como todos os demais grupos que se inscreveram para participar”, acrescentou.

Autoridades – Antes dos grupos iniciarem sua caminhada, as autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário foram convidadas para se colocarem no palanque especialmente montado para o momento.

A diretora do Fórum da Comarca de Toledo, juíza Luciana Lopes do Amaral Beal, destacou a importância do momento. “Ao recordar este ato glorioso do passado [nossa Independência], nós possamos nos sentir fortalecidos na construção do Brasil que queremos. Um Brasil de paz, esperança e prosperidade. Deus abençoe nossa nação. Viva o Brasil, viva o Paraná e viva Toledo”, disse. 

“Hoje é o dia mais importante para o Brasil e sua história”. O presidente do Legislativo Municipal, vereador Leoclides Bisognin, fez esta afirmação no início da sua fala. “Nós só existimos de fato, como nação, a partir do dia 7 de setembro de 1822. Foram mais de trezentos anos sendo uma colônia. Por isso, hoje é dia de homenagear todas as pessoas que em vida lutaram pela independência do Brasil”. Bisognin afirmou ainda que todo país colonizado é saqueado. “Por isso a importância de sermos grandes e independentes”. 

O deputado estadual, Natan Sperafico, também compôs a frente de honra junto com as demais autoridades. Em um rápido pronunciamento, o parlamentar disse que o bicentenário da Independência convida os brasileiros e brasileiras a uma reflexão. “Dia de comemorar e refletir sobre o que queremos e precisamos almejar para o futuro”, discursou, fazendo alusão às eleições que acontecem no início de outubro.

Após, o prefeito Beto Lunitti saudou toda a comunidade toledana presente no evento. “É uma celebração de 200 anos da nossa liberdade. Em tempo, lembro que neste ano nossa autonomia política também comemora 70 Anos [lembrando os 70º aniversário de emancipação político-administrativa de Toledo]”. Lunitti ainda agradeceu a presença das autoridades e disse que em decorrência do que o país vive é preciso cuidado com as palavras e ações. “Como agente político, chefe do Executivo Municipal, sinto que devo falar com equilíbrio e serenidade, sem abrir mão de chamar a todos para a responsabilidade com o agora e com o nosso futuro, como povo e como nação”, disse.

Beto falou sobre esperança, união e trabalho. “É preciso compromisso com o coletivo, como temos feito ao longo deste meu novo mandato, junto com o meu vice-prefeito e demais integrantes do nosso governo. Somos uma Pátria livre e soberana, um estado democrático e emergente, mas somos também um povo que ainda sofre com a desigualdade. Em meio às agruras para sobreviver com dignidade, nosso povo não merece e não deve penar ainda mais por conta dos desencontros da política”. 

Lunitti ainda afirmou que o brasileiro é ordeiro e trabalhador. “O que somos, o que devemos e o que podemos ser, não seremos sozinhos, é preciso ser como nação e país. Somos gente que quer e merece ser feliz. Sejamos construtores da paz. É assim que nos ensina o cristianismo e a vivência plena do Evangelho. Sejamos pessoas de diálogo e que tenham empatia, colocando-se sim no lugar do outro, para sentir o que ele sente”. O prefeito toledano reforçou que a diferença e o respeito é a maior riqueza da sociedade. “O Brasil precisa do melhor de cada um de nós”, concluiu.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.