A mudança foi feita a pedido da comunidade
e após estudo
As obras de intervenção no trânsito seguem com várias
frentes de trabalhos neste mês. Uma delas é na Rua Costa e Silva esquina com a Avenida Maripá, no Centro. Desde o final do ano passado, o setor de Engenharia de Tráfego analisa o local devido as inúmeras reclamações da população que ali reside e trafega.
Há anos, a via era mais calma e com fluxo menor de veículos.
Entretanto, com o prolongamento da via até a Rua Bom Pastor e com a instalação de um supermercado na esquina da Avenida Maripá, o fluxo de carros e de caminhões aumentou significativamente, provocando diversos transtornos, o que motivou a intervenção conforme
o secretário de Segurança e Trânsito João Vianei Crespão.
Entre os problemas relatados, destacam-se a dificuldade
de trafegabilidade de veículos, a visibilidade para acesso às residências locais, o estacionamento irregular em frente à guia rebaixada, os conflitos de veículos na Avenida Maripá para acesso à via e ao supermercado. “Depois de ligações e protocolos, definimos
um projeto que fosse implantado no local com o intuito de minimizar os problemas e dar fluidez viária para a rua Presidente Costa e Silva”, detalha o secretário.
No projeto aprovado tomaram-se as seguintes medidas.
A primeira foi o fechamento parcial do canteiro central da Avenida Maripá evitando assim que os veículos tivessem pontos de conflitos devido à acessos irregulares ao supermercado e também proporcionando maior segurança ao pedestre que cruza a via.
Em seguida, a proibição de estacionamento em uma lateral
da Rua Costa e Silva. A lateral foi escolhida devido a estudos de engenharia considerando o ângulo de giro necessário para que caminhões pudessem realizar as conversões e também entradas e saídas dos estabelecimentos. “Tal medida foi considerada por saber
que o local possui um fluxo intenso de caminhões”, complementa.
De acordo com Crespão, além da proibição de estacionamento
de caminhões ao longo da primeira quadra – medida adotada para resolver os problemas de visibilidade e dificuldade de tráfego, “devemos salientar que o supermercado conta com uma área de carga e descarga, não necessitando assim que os mesmos fiquem estacionados
na via”.
Ainda foi feito o deslocamento do centro de pista para
proporcionar maior fluidez no trânsito. “A rua Costa e Silva tem somente nove metros de largura no ponto citado, não comportando assim estacionamento de ambos os lados e duplo sentido de circulação, considerando isso, o setor de engenharia optou por deslocar
o centro da pista e atender uma lateral com estacionamento e o duplo sentido de circulação”, explica Crespão.
Remoção de uma vaga de carga e descarga
Devido a todas as alterações foi necessário remover uma vaga de carga e descarga que estava no local para não comprometer toda a mudança implantada. Todas as intervenções realizadas foram analisadas, os prós e contras e aprovados pelo departamento responsável. “É importante salientar que em toda intervenção realizada, é optado por atender a maioria prejudicada, ou ao menos aplicar a solução que atende grande parte da comunidade local. Este cruzamento necessitava de uma mudança e de medidas mitigadoras para proporcionar maior qualidade aos usuários das vias no local”, finaliza.