O Ambulatório de Feridas de Toledo, anexo à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Coopagro, ampliou recentemente tanto o horário de atendimento, quanto o rol de serviços prestados. Graças à contratação de mais profissionais especialistas no assunto, o espaço funciona, desde o começo de setembro, no horário das 7h às 19h (segunda a sexta) – antes, ficava aberto só das 7h às 13h.
Outra novidade diz respeito ao atendimento a pessoas ostomizadas, razão pela qual o local passou a se chamar Ambulatório de Feridas e Ostomias. “Até julho, esse serviço era realizado via Ciscopar [Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná] e o município contribuía com os recursos para a aquisição dos materiais necessários. Depois disso, cada um dos 18 municípios consorciados assumiu a responsabilidade de atender este público”, comenta a diretora do Departamento de Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde, Tatiane Veiga Rodrigues. “A princípio, direcionamos essa demanda para a sede da Secretaria enquanto estruturávamos o novo espaço. Agora, temos 98 pacientes com ostomia aos nossos cuidados, os quais se somam a uma quantidade semelhante de pessoas com quadro de ferida crônica. Apesar das dificuldades, é gratificante podermos acompanhar mais de perto essas pessoas que tanto dependem de um cuidado altamente especializado”, observa.
A novidade é um dos temas de um curso sobre feridas, pés diabéticos e ostomias que está sendo ministrado nesta quarta e quinta-feira (9 e 10) nas dependências do câmpus I da Universidade Paranaense (Unipar) em Toledo. “O evento é promovido pela Secretaria Municipal da Saúde, mas convidamos servidores de municípios da área de abrangência da 20ª Regional de Saúde para, entre outras coisas, explicarmos o fluxo de atendimento que implantamos, o qual está sendo conduzido por profissionais especialistas no tratamento de ostomias e de feridas”, pontua a diretora.