Curso de cuidador de idosos promove mobilização no Recanto Feliz

Com auxílio de estudantes dos cursos de barbeiro e cabeleireiro do Senac/PR, os 16 alunos do curso de cuidadores de idosos ofereceram várias atividades aos 23 moradores do Recanto Feliz

A Secretaria Municipal de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH) e a unidade local do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/PR), promoveram, na tarde desta segunda-feira (12), uma mobilização no Recanto Feliz, condomínio residencial localizado no Jardim Coopagro destinado exclusivamente para a terceira idade. Com auxílio de estudantes dos cursos de barbeiro e cabeleireiro da entidade, os 16 alunos do curso de cuidadores de idosos ofereceram várias atividades aos 23 moradores (16 mulheres e sete homens) do espaço, tais como sessão de fotos, corte e penteado de cabelo e confraternização sob a sombra.

Entre eles, está Maria Fortes, que mora no conjunto, ao lado do marido Pedro há 11 anos. “Todo este cuidado tem sido uma experiência maravilhosa, é muito bom estar reunido com os vizinhos e com tanta gente que cuida com carinho da terceira idade. É muito melhor do que ficar enfurnada dentro de casa”, comenta.

A ação é o último estágio do curso de cuidadores de idosos, viabilizado graças à parceria entre SMDH e Senac/PR. Iniciadas em outubro, as aulas, oferecidas gratuitamente a pessoas com 18 anos de idade ou mais e com ensino fundamental completo, totalizaram carga horária de 160 horas – a entrega dos certificados de conclusão será realizada nos próximos dias.

Neste período, foram ministrados conteúdos divididos em três unidades curriculares: Estimular a independência e autonomia do idoso em suas atividades de vida diária; Cuidar da pessoa idosa em suas atividades de vida diária; e Projeto Integrador Cuidador de Idoso. “Nesta última fase nós fomos nas casas dos idosos e oferecemos serviços que promovem autoestima neles e, ao fim, nos reunimos para agradecer a recepção dos moradores do Recanto Feliz e também para celebrar com os alunos a conclusão desta etapa importante na vida deles. Afinal, os conhecimentos acumulados durante o curso os torna aptos para desempenhar uma profissão cuja demanda cresce cada vez mais”, pontua a instrutora do curso pelo Senac/PR, Dayane Franco.

Luciana Pallesi é uma das formandas e confessa ter ficado surpresa com os efeitos positivos que o curso tem proporcionado em sua vida. “Aprendemos a valorizar o idoso e todas as fases do envelhecimento, entendendo como este processo acontece, inclusive conosco. Mais do que aprendermos a cuidar bem dos clientes-pacientes que vamos atender, foi importante para nós cuidarmos bem de nós mesmos, pois a idade chega para todo mundo”, comenta.

Depois da produção que receberam, os idosos do Recanto Feliz tiraram fotos individuais e em conjunto que serão editadas, impressas e colocadas em porta-retratos que serão entregues para cada um até o fim desta semana. Na ocasião, eles também receberam lembranças e se deliciaram com um lanche no para o qual todos contribuíram com um prato de doce ou salgado.

A SMDH foi representada pela diretora do Departamento de Cidadania e Desenvolvimento Humano, Aline Turmina, e pela coordenadora de Políticas para Pessoa Idosa, Edilza Gomes Coutinho. “Em poucos anos, a terceira idade representará o grupo etário majoritário na população brasileira e, desde já, o município precisa promover políticas públicas para atender este segmento da sociedade, como a deste curso realizado em parceria com o Senac. É dever dos governos saber quais direcionamentos dar nas mais diversas situações, mas também oferecer acolhimento a estes idosos, os quais, muitas vezes, chegam fragilizados até nós”, relata Aline. “A ideia deste curso veio por intermédio da sugestão dada no início do ano por uma cidadã ao prefeito em seu gabinete. Naquela mesma semana, o Senac/PR entrou em contato e as coisas foram se encaminhando tão bem e agora estamos prestes a concluir a primeira turma formada por esta parceria. Todos os esforços para viabilizar ações que promovem dignidade e bem-estar para a população idosa do nosso município estão sendo empreendidos”, assegura Edilza. 

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.