EAP Centro de Saúde promove levantamento com moradores do território

Projeto-piloto tem o objetivo de conhecer melhor quantitativa e qualitativamente a comunidade que reside na área de abrangência da unidade

A Equipe de Atenção Primária (EAP) Centro de Saúde está realizando uma pesquisa que visa à coleta de dados sobre composição familiar e quantidade de usuários que residem no território de abrangência da unidade. Por meio de um formulário eletrônico, a comunidade pode, sem sair de casa, fornecer dados que são fundamentais para o trabalho realizado sobretudo pelos agentes comunitários de saúde (ACS): nome completo, telefone, endereço, data de nascimento, gênero, quantidade de moradores e parentesco destes em relação à pessoa que está preenchendo o questionário.

A diretora da Rede de Atenção Primária à Saúde, Tatiane Veiga Rodrigues, explica que a proposta é vista pela Secretaria Municipal de Saúde como um projeto-piloto. “Oferecer saúde pública de qualidade é um desafio enorme, que demanda muita energia e muita criatividade. Apoiamos a iniciativa da EAP Centro de Saúde e estamos atentos para replicar a mesma experiência em outras unidades da atenção básica caso esta seja bem-sucedida”, aponta.

A gerente da EAP Centro de Saúde, Rejane Ecker, explica que entre as tarefas dos ACS está conhecer o território em que atuam no intuito de entender melhor as demandas da comunidade. “Para obter respostas atualizadas sobre a situação e as mudanças sociodemográficas na nossa área de abrangência, nossa equipe planejou e está executando uma pesquisa sobre as características do bairro. Estamos enviando o link da pesquisa via WhatsApp e o colocamos em formato QR Code nos cartazes que fixamos em vários pontos da unidade. Além disso, nossa equipe está realizando este levantamento de forma presencial com todos os usuários que forem às dependências do Centro de Saúde por estes dias”, explica.

Rejane salienta que a iniciativa é legítima e não se trata de um golpe. “Esta coleta de dados contribui com a melhoria dos nossos serviços, pois as respostas servirão de apoio para a implementação de visitas domiciliares e atualização cadastral. As informações coletadas são sigilosas e utilizadas apenas para o cadastro na unidade de saúde”, pontua. “Os ACS são os elos entre pacientes e equipe de saúde, e, de posse destas informações, estes profissionais poderão fazer um trabalho em campo ainda melhor, identificando as necessidades da comunidade e trabalhando em conjunto aos demais profissionais da unidade para a busca da melhor solução”, complementa.

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