A administração municipal, em mais uma ação de valorização dos servidores municipais, adotou na atual gestão a prática de reunir os trabalhadores para o momento de assinatura da portaria das suas aposentadorias, momento em que eles concluem sua carreira no serviço público. O evento serve para que os profissionais relembrem sua história, recebam uma honraria e também os agradecimentos da comunidade, por meio dos gestores municipais.
Na terça-feira (14), na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito, aconteceu mais uma ação neste sentido. “Eu assinava essas portarias dentro do meu gabinete e pensava nos momentos vividos por quem se aposentava, sua contribuição na construção deste município, entre tantas outras coisas. Neste ano, conversei com a secretária [de Recursos Humanos] Marta [Fath] e resolvemos criar esse momento, simples, no entanto carregado de tantos significados e simbolismo”, disse o prefeito Beto Lunitti.
No ato, acompanhado por diversas autoridades, entre elas o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, o vereador Leoclides Bisognin, o promotor Giovani Ferri e a juíza Luciana Lopes do Amaral Beal, foram sancionadas as portarias do técnico desportivo Moacir José “Pato” Ansolin, das professoras Vera Lúcia Ferrari Bispo e Nilva Dal’Maso Rigotti, da assistente social Simone Ferrari e da analista em Tecnologia da Informação Elizabeth Timm Balcewicz, que presentes na cerimônia. Além destes, a auxiliar de Enfermagem, Miriam da Silva, teve sua portaria assinada, porém não participou do encontro.
Para quem sai, o momento é de emoção. “Eu comprei o primeiro computador da Prefeitura. Participei de diversos momentos importantes como a implantação da informatização e digitalização dos processos, a construção da nossa rede própria de fibra óptica, algo que revolucionou o fluxo de informações em Toledo, gerou economia aos cofres públicos e se tornou uma referência nacional. Acho que dei minha contribuição”, disse Beth Balcewicz.
Da mesma forma, Simone Ferrari lembrou sua contribuição em diversos momentos, como na transição das antigas creches, ligadas aos serviços de assistência social, para a educação, garantindo assim o direito das crianças à aprendizagem. “Fomos pioneiros no Brasil neste processo, além da estruturação e garantia do direito à assistência social e diversas outras ações”, comentou a servidora que encerrou sua carreira atuando junto ao Fórum Wilson Balão.
Ao final, todos foram reconhecidos com uma placa de agradecimento pela passagem no serviço público. O ato foi organizado pela Secretaria de Recursos Humanos. “Valorizar os servidores municipais é algo buscado constantemente pela atual gestão. Esse momento é emocionante para eles, mas para nós também é muito gratificante e especial”, concluiu a secretária de Recursos Humanos, Marta Fath.