
A recuperação asfáltica em Toledo ganhou um reforço, qualificando os serviços prestados aos cidadãos. A aquisição de um caminhão equipado com uma unidade de conservação de pavimentos trouxe mais qualidade e eficiência aos antigos tapa-buracos. O investimento total foi de R $1.185.000,00 e já está operando na manutenção das vias urbanas e rurais do município.

Conforme o superintendente da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur), Ascânio Butzge, os trabalhos, a partir da chegada do equipamento, se tornaram mais eficazes. “A primeira vantagem é a operacionalização. Conseguimos realizar a recuperação de uma via de forma pontual, realizando um trabalho com massa quente e que se torna imperceptível, sem trepidação ou elevações, pois a camada danificada é substituída por um asfalto novo”, explicou.

Ascânio ainda completou dizendo que antes o remendo era realizado com asfalto frio, sem acabamento. “Ele durava até uma próxima chuva, pois gerava infiltração e novamente se tornava buraco”, explicou. Outra vantagem é a economia de recursos. “Antes, para fazer uma manutenção neste formado dependíamos de uma grande movimentação de equipamentos. Era preciso um caminhão para o transporte da massa, outro para recolher o que foi danificado, fresadora e diversos operadores. Hoje, cinco pessoas dão conta do trabalho”.

Para o prefeito Beto Lunitti, os investimentos em estruturação servem para melhorar o serviço oferecido aos toledanos. Além disso, os equipamentos novos dão rapidez e geram economia, pois demandam menos manutenção. “Este caminhão é uma mini usina de asfalto. Conseguimos acelerar os tapa-buracos e diminuir o número de trabalhadores nesta função. Estes hoje podem atuar em outras frentes. A Emdur recebeu um grande investimento em seus equipamentos e isso também é valorizar o trabalhador”, disse.