Na quinta-feira (02), na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito, aconteceu o primeiro encontro ordinário de 2023 da administração municipal com o Núcleo Multissetorial da Grande Pioneiro da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT). A ação serve para que os empresários sejam informados das deliberações para a região, entre elas posicionamentos sobre avanços logísticos e estruturais, assistência social, saúde e demais assuntos de interesse dos empresários. Apesar de diversos temas serem abordados, a pauta principal foi a segurança pública.
Entre as observações, o grupo trouxe ao gestor municipal algumas dificuldades e a preocupação com a integridade dos cidadãos do bairro. Segundo os empresários, pequenos delitos e o aumento de pedintes e pessoas em situação de rua têm criado uma sensação de insegurança. O prefeito Beto Lunitti informou que a Prefeitura de Toledo tem intensificado as discussões em torno da temática e buscado soluções a partir de ações intersetoriais.
Em relação aos trabalhos já realizados está o da Secretaria de Assistência Social (Smas) que realiza abordagens às pessoas em situação de rua. Nestas ações, elas são orientadas sobre os equipamentos públicos para mitigar as situações. “Temos equipes de abordagem social que levantam todos os dados, encaminham os que desejam para a Casa de Passagem, auxiliam na organização documental, na busca por vínculos familiares e também na reinserção no mercado de trabalho. Porém, muitos têm opção pela vida na rua”, disse a diretora de Proteção Social Básica, Camila Perachi.
O diretor da Agência do Trabalhador, Rodrigo Souza, acrescentou que 82 abordados e encaminhados para a Casa de Passagem foram orientados e colocados no mercado de trabalho, porém a permanência deles em empregos formais é muito pequena. “É feita a entrevista, buscamos locais onde eles tem perfil para a função, porém quase 100% deles acabam se desligando. É uma realidade que nem mesmo com toda a expertise dos nossos servidores nesta seleção conseguimos mudar”, explica.
Lunitti aproveitou a presença dos representantes da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU), GM Roni Padilha, e da Polícia Militar, capitão Jimmy Cajuhy, e apresentou as diversas propostas incluídas no ‘Toledo é + Seguro’, programa com o objetivo de reduzir a violência e a criminalidade, tendo como foco a gestão compartilhada entre os órgãos federados e a sociedade, por meio de ações diversificadas e a criação de canais de participação popular, por meio de conselhos, entidades e associações. A intensificação das rondas com a Guarda Municipal também foi anunciada pelo prefeito.
O gestor toledano destacou ações já implementadas como a instalação das câmeras de monitoramento nas entradas e saídas do município, dotadas do sistema OCR, uma tecnologia que ajuda os órgãos de segurança e fiscalização do trânsito a monitorar e analisar imagens, verificando em tempo real ilegalidades diversas como veículos roubados ou furtados, documentação irregular e placas clonadas”. Além disso, o gestor toledano informou sobre a possibilidade de câmeras de videomonitoramento de estabelecimentos parceiros, prédios públicos e de outras naturezas, criando um amplo banco de imagens para uso dos órgãos de segurança.