Toledo, da quarta-feira (08) até o domingo (12), se torna a capital do badminton nacional. O município recebe a 1ª Etapa do Circuito Nacional de Badminton 2023 – Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI). As disputas acontecem na Associação Esportiva e Recreativa (AER) Sadia, reunindo os melhores competidores do Brasil. Aproximadamente 700 atletas, de 11 estados brasileiros, estão no oeste paranaense representando 51 clubes.
A abertura aconteceu na quarta-feira (08) com a presença de diversas autoridades, entre elas o vice-prefeito de Toledo, Ademar Dorfschmidt. Representando o prefeito que está em viagem oficial, Dorfschmidt fez a acolhida dos atletas e também de dirigentes da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) e da Federação Paranaense de Badminton (BFP). “É um prazer recebê-los”, disse Ademar aos presentes. “Toledo é um município que respira esporte e é um prazer poder acolher uma competição desta envergadura”.
Dorfschmidt ainda acrescentou os incentivos da administração municipal em relação ao esporte. “Temos programas para ampliar o acesso às mais diversas modalidades. O badminton é um exemplo de organização e competência, conduzido de forma excepcional pelo professor Valdecir Anacleto e que hoje, por meio do Esporte Cidadão, recebe recursos municipais para contribuir”. Os atletas do badminton também são os maiores beneficiados com o Atleta na Universidade, com nove bolsas no total.
Para o presidente da CBBd, José Roberto Santini Campos, as competições deste nível movimentam os municípios que se propõem a receber as delegações. “Os hotéis ficam lotados, o comércio e os serviços de uma forma geral acabam por ter um acréscimo em seus públicos. Isso traz reflexos diretos para a economia, mas também alavanca os potenciais das cidades que nos acolhem, pois acabam ganhando visibilidade”, comentou.
O secretário de Esportes e Lazer de Toledo, Eudes Dallanol, elogiou a estrutura montada para as disputas, respeitando todos os padrões internacionais. “É bom vermos que Toledo pode, com apoio da CBBd, recepcionar um evento dessa grandiosidade”, disse. Quem também esteve presente na cerimônia foi a secretária municipal de Educação, Marli Gonçalves Costa. “O esporte, assim como a educação, contribui de forma sobremaneira para a formação cidadã. Por isso, lanço aqui um desafio ao professor Valdecir [Anacleto]: colocarmos o badminton em todas as escolas municipais gradativamente”.
Momento difícil – Valdecir Anacleto, atual coordenador técnico da Associação dos Amigos do Badminton de Toledo (AABT), tem hoje um dos melhores trabalhos com o fomento da modalidade no Brasil. Referência no Paraná, o badminton toledano colhe títulos nacionais e internacionais sob sua batuta, um trabalho que quase foi interrompido por um problema de saúde que quase ceifou a vida do técnico. “Passei por um momento bastante delicado e agradeço às orações de todos pude dar continuidade a esse trabalho que é minha vida”, disse de forma emocionada.
Presenças – A frente de honra da cerimônia contou com a presença do presidente da BFP Vladimir Rodrigues da Silva, do presidente da Federação Paraguaia de Badminton Kao Chung Lee, da representante da Associação Social São Vicente de Paula Ir. Vilma Volpato, além de representantes da arbitragem, dos patrocinadores e dos atletas.
A competição – As disputas ocorrerão nas modalidades Simples Masculina (SM), Simples Feminina (SF), Dupla Masculina (DM), Dupla Feminina (DF) e Dupla Mista (DX). Nas categorias Principal e Jovens (Sub-19 e Sub-17), as disputas serão divididas em Série A e B, e nas categorias Sub-11, Sub-13 e Sub-15, serão disputadas em séries únicas. “É uma competição importante do calendário nacional e devemos receber representantes de 14 estados, totalizando quase quinhentos competidores”, disse o técnico da seleção toledana de badminton, Valdecir Anacleto.