No primeiro trimestre deste ano, média foi de 15,85%, quase 7 pontos percentuais a menos que a registrada no mesmo período de 2022 (22,57%)Elaborada com o objetivo de normatizar o fluxo para remarcações de consultas, exames e outros procedimentos da rede de atenção especializada em nível municipal do Sistema Único de Saúde (SUS), a Instrução Normativa (IN) nº 011/2022, da Secretaria de Saúde de Toledo, já começa a surtir efeito. Somando o número de agendamentos realizados para consultas na Central de Especialidades Osvaldo Luiz Ricci ou no Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar), o índice de absenteísmo (faltas e desistências) de consultas no primeiro trimestre foi de 15,85%, quase 7 pontos percentuais a menos do que o registrado no mesmo período de 2022 (22,57%).
Entre janeiro e março de 2023, a central de especialidades agendou 22.766 consultas especializadas para atendimento na própria Central e também no Ciscopar. Porém, em 3.609 vagas, o paciente não compareceu, fato que causa inúmeros problemas para o SUS, como o desperdício de vagas e até a perda de prestadores médicos.
O novo protocolo está diretamente relacionado à queda do absenteísmo, pois o artigo 7º da IN estabelece que “todos os usuários faltantes sem justificativa aceitável por essa normativa, seja de consultas, exames, sessões, terapias ou procedimentos, deverão estar cientes de que não haverá reagendamento, devendo iniciar o processo novamente, através de consulta médica na Unidade Básica de Saúde de origem, caso ainda haja interesse em adentrar o Serviço Especializado ou necessidades frente o quadro clínico”.
A diretora da Rede de Atenção Especializada da SMS, Katheli Mayumi Hino do Nascimento, celebra os bons resultados trazidos pela IN nº 011/2022. “Estamos comemorando todo sucesso que estamos vendo acontecer após a implementação da instrução normativa sobre os reagendamentos. Há muito tempo nosso município vinha sendo alertado e cobrado pelo Ciscopar e pela 20ª Regional de Saúde sobre os índices de absenteísmo para consultas, exames e procedimentos em geral, como sessões de fisioterapia. Apesar de todos os esforços feitos nos mutirões para redução de fila de espera em 2021 e 2022, esta média seguia alta”, recorda. “Elaborado por técnicos da Rede Municipal de saúde e em parceria com os membros do Conselho Municipal de Saúde e do Ciscopar, este novo regramento impõe restrições àqueles que faltam sem justificativa, mas estabelece exceções para aqueles que apresentam comprovante do motivo da falta, com justificativa plausível sobre o não comparecimento. Fizemos um grande trabalho, pioneiro na Região, visando a educação em saúde para a população, valorização dos serviços do SUS, aproveitamento de vagas com especialistas e consequentemente, a diminuição das filas de espera; trabalho em parceria com todas as unidades de saúde onde todos os servidores passaram por treinamento a respeito desta mudança de protocolos para podermos, em rede, orientar os pacientes.”, relata.
Casa nova
Outro motivo que deixa a diretora e toda a equipe da Central de Especialidades animadas é a inauguração em breve de uma nova sede, mais ampla e confortável para pacientes e servidores (desde 2021 a Central de Especialidades vem atendendo na unidade de saúde da Vila Paulista). O novo espaço atenderá à população na Rua Tomás Gonzaga, 1326 (ao lado do Terminal Rodoviário da Grande Pioneiro).
Até a inauguração, prevista ainda para o primeiro semestre deste ano, o espaço receberá pequenas intervenções para se adequar às necessidades. Durante a mudança de endereço, a Central de Especialidades ficará sem atender o público em período que será divulgado posteriormente.