O Teatro Municipal ficou lotado, na manhã desta quarta-feira (3), para a formatura de mais uma turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Durante o evento, organizado pelo Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed), 757 alunos receberam o certificado de participação.
Esta é a 41ª turma que o Proerd forma em Toledo, a primeira de 2023. Em 21 anos de atividades, 28.395 estudantes participaram do programa.
Ao todo, 15 estabelecimentos de ensino estavam representados no evento. Além da presença de uma instituição privada (Colégio Incomar), 14 escolas municipais (São Pedro, Santo Antônio, Miguel Dewes, Nossa Senhora das Graças, Duque de Caxias, Carlos João Treis, Tancredo de Almeida Neves, Reinaldo Arrosi, Borges de Medeiros, São Francisco de Assis, Arsênio Heiss, Ivo Welter, André Zenere e Waldyr Becker) marcaram presença.
Com tantas crianças reunidas num só lugar, o que não faltou foi alegria, porém sem abrir mão dos valores ensinados pelos policiais militares Marcante e Pujol, instrutores do Proerd. Estes foram simbolizados em momentos como a leitura, pelas próprias autoras, das duas melhores redações escritas durante a formação, o juramento em que se comprometem a carregar os ensinamentos do programa por toda sua vida e a presença do Daren, leão que é o mascote do programa, que entregou, junto com os componentes da mesa de honra, os certificados a um professor e a um aluno de cada escola no palco do teatro.
Do mezanino, os pais de alguns destes alunos acompanharam cada ato da cerimônia, que teve ainda a dinâmica denominada “montanha russa” e foi encerrada com a distribuição de lanches, no hall de entrada do teatro, antes de os proerdianos retornarem aos seus locais de estudo.
Zelo pelo futuro
A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades políticas e militares, sendo que algumas delas fizeram parte da mesa de honra. Entre elas, a secretária da Educação, Marli Gonçalves Costa; o presidente da Câmara de Vereadores, Dudu Barbosa; o subcomandante do BPEC, major Márcio Rogério Neppel; o comandante do BPEC no Oeste do Paraná, segundo-tenente Paulo Roberto da Silva; o vice-presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Leandro de Araújo Crestani; o presidente do Sicredi Progresso (empresa que apoiou o projeto), Ciro Kunzler; e os representantes da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU) e do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo, Claudiomir Alberto Feder e Ana Cláudia Covatti, respectivamente.
Marli exaltou a parceria entre a Secretaria da Educação com os órgãos públicos de segurança, sobretudo em ações educativas. “Todos somos responsáveis pelo futuro das crianças, a começar pela própria família onde elas estão inseridas. Devemos educar por meio do exemplo e não da força física. É em casa que se começa a coibir a violência nas escolas. Da nossa parte, estamos fazendo todo o esforço possível para oferecer um ambiente de paz e conhecimento, investindo em infraestrutura, mas também monitorando a situação de cada aluno com o objetivo de detectar e prevenir qualquer sinal de violação de direito”, pontua.
O presidente do Legislativo destacou a importância das políticas públicas focadas no público infanto-juvenil. “O adulto de amanhã é constituído na criança de hoje. Os frutos que colheremos no futuro estão sendo semeados agora. Por isso, meus colegas vereadores e eu temos trabalhado por mais investimentos de qualidade na educação, que é a chave para a construção de uma Toledo melhor”, observa.
Citando o versículo 6 do capítulo 22 do livro de Provérbios, o major Neppel dirigiu sua fala aos pais e responsáveis. “Durante a cerimônia, fiquei emocionado em vários momentos, vendo essas crianças tão animadas com uma mensagem que inspira os melhores sentimentos. Peço a vocês para que continuem cuidando destes tesouros que vocês têm em casa. Estejam certos que nosso batalhão trabalha diariamente para garantir que elas estejam totalmente seguras nas escolas onde estão matriculadas”, assegura.