Uma iniciativa que nasceu no Canadá em 1986, quando o objetivo era enfrentar um período de muito frio, ficou mundialmente conhecida até os dias atuais. O então prefeito da cidade de Saskatoon motivou os moradores a fazer uma caminhada pela vizinhança para se aquecerem. Com o tempo, os municípios passaram a competir para ver quem mobilizava mais moradores e hoje, o Dia do Desafio, tem como objetivo superar o número de pessoas que colocaram o corpo em movimento no ano anterior em cada cidade.
O lançamento do Dia do Desafio 2023, programado para 31 de maio, no Paraná aconteceu na manhã desta quarta-feira (10). A abertura oficial aconteceu em Curitiba com transmissão simultânea nas 25 unidades do Sesc no Paraná por meio de uma live. O vice-prefeito Ademar Dorfschmidt e o secretário de Esportes Eudes Dallagnol acompanharam o lançamento na unidade do Sesc de Toledo, juntamente com autoridades representantes de outros 11 municípios da região.
A prática de atividades físicas regulares é o caminho para um estilo de vida mais saudável, incluindo a prevenção e o combate de diversas doenças relacionadas ao sedentarismo. “Somos parceiros do Sesc no Dia do Desafio. Toledo é um dos municípios que mais investe na diversidade de modalidades esportivas. Estamos preparados e vamos trabalhar cada vez mais para que as pessoas possam sair do sedentarismo”, declarou o vice-prefeito, Ademar Dorfschmidt.
Em 2022, Toledo mobilizou cerca de 27% da população para realizar alguma atividade física por 15 minutos no Dia do Desafio. O secretário de Esportes, Eudes Dalagnol, disse que esse ano, na 29ª edição da campanha, serão utilizadas estratégias para tentar superar essa marca. Uma delas, é a articulação com as escolas e colégios do município para a realização de ações coordenadas.
A gerente executiva do Sesc de Toledo, Paula Bernardini, anunciou que o tema da campanha deste ano será “Muito mais que um dia”. Ela também destacou a importância do envolvimento dos gestores públicos e privados para o sucesso do evento. “A realização de parcerias público-privadas é fundamental para a realização do Dia do Desafio. Para validar a prática da atividade, é necessário informar a coordenação por meio do site www.sescpr.com.br “, informou Bernardini. Também é possível fazer publicações nas redes sociais e marcar as imagens com #diadodesafio2023 #Toledo #sescpr.
Tchau sedentarismo – A proposta é, no Dia do Desafio, praticar qualquer ação como caminhada, ciclismo, corrida, exercícios em empresas, gincanas, natação entre outras modalidades. “O objetivo é envolver o máximo de pessoas possível para realizar atividades, seja em escolas, praças, locais públicos ou em empresas. O desafio é que o município consiga envolver mais participantes do que o ano anterior”, explicou o técnico de Atividades de Recreação, Fernando Henrique Turim.
Campanha Sesc/Senac – O vice-prefeito também aproveitou a ocasião para manifestar apoio à campanha do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) contra um Projeto de Lei de Conversão (PLV nº 09/2023), que altera a destinação de 5% das das contribuições sociais destinadas pelas empresas do setor terciário para a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).