Bombeiros apresentam proposta de espaço para a Defesa Civil

Bombeiros apresentam proposta de espaço para a Defesa Civil

Em reunião realizada nesta quarta-feira (17), na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito, o comandante do 2º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros em Toledo, capitão Guilherme Rodrigues de Lima, apresentou a proposta do Complexo Integrado de Proteção e Defesa Civil aos gestores municipais. A estrutura reunirá e armazenará equipamentos e materiais a serem utilizados em situações de intempéries climáticas e demais sinistros, além de abrigar alojamento para militares em treinamento e demais dependências. 

Conforme o capitão Rodrigues, a implantação deve seguir um cronograma que se inicia com a obtenção de recursos, processo licitatório, projeto, demolição da antiga estrutura, terraplanagem, construção, alocação de materiais (equipamentos e estoques), operacionalização e, por fim, o gerenciamento e manutenção. “Pretendemos instalar essa estrutura onde atualmente temos o posto satélite na Rua Noel Rosa, 154, na Vila Pioneiro. É algo que será uma referência, como já somos em relação ao nosso quartel”, disse. 

Uma das situações elencadas e que justifica a instalação do espaço está relacionada ao último temporal. “Tivemos uma situação que os danos numa residência obrigou a família a se abrigar na casa de parentes. Precisamos nos deslocar para Cascavel para buscar kit’s dormitório (colchões, roupas de cama e demais itens). Tivemos sorte, pois o local onde esses materiais ficam armazenados funciona em horário comercial e excepcionalmente haviam pessoas alojadas lá, por isso a importância de termos um local próprio”, expôs o comandante.

O prefeito Beto Lunitti destacou a ousadia do projeto e disse que o município poderá, por meio de sua atuação junto aos demais órgãos, tensionar o apoio junto às demais esferas governamentais. “É algo muito necessário. Entendemos que é preciso o apoio do poder público municipal nesta empreitada. Também vamos defender a proposta de tornar nosso Subgrupamento de Toledo em Grupamento. Acreditamos ser algo extremamente salutar para nossa região”, comentou.

O comandante, ao final do encontro, agradeceu ao prefeito toledano e disse que este espaço tornará a Defesa Civil toledana um modelo. “Vamos qualificar o atendimento das necessidades do município e região em suas vulnerabilidades. Entendemos que no momento em que temos uma intempérie, sinistro ou outra situação, o tempo de resposta precisa ser rápido para minimizar o sofrimento. É nessa vertente que a gente pensou nesse espaço”, concluiu. 

Participaram do evento os secretários de Segurança e Mobilidade Urbana Christian Guilherme Goldoni e de Infraestrutura Urbana e Rural e de Serviços Públicos Maicon Stuani, a chefe de Gabinete Fabiana Trento, o assessor de Governo Márcio ‘Peninha’ Borges, além de integrantes do Corpo de Bombeiros e servidores municipais.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.