Os restaurantes populares (RP) de Toledo estão recebendo nesta semana atividades alusivas ao Dia Mundial da Conscientização da Violência com a Pessoa Idosa, lembrado nesta quinta-feira. Nestes locais estão sendo dadas orientações personalizadas e distribuídos panfletos informativos e laços do Junho Violeta, símbolos da campanha que marcam a luta pela dignidade de quem chegou à terceira idade.
Trata-se de um trabalho coordenado pela Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH) e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI) e que seguirá até dia 28, quando ação semelhante será realizada no RP do Jardim Europa. Antes, serão contemplados os restaurantes do Jardim Panorama (15), São Francisco (15) e Vila Paulista (16) – até o momento, já foram visitados os RPs do Jardim Gisela (12), Jardim Coopagro (13) e Vila Boa Esperança (14).
Na manhã de sábado (17) será promovida uma blitz educativa na esquina da Rua Barão do Rio Branco com a Largo São Vicente de Paulo. “Estamos buscando mais parcerias com empresas, entidades e órgãos públicos e já conseguimos alguns resultados. A Unimed, por exemplo, vai compartilhar com todos os seus associados, via aplicativo próprio, um conteúdo informativo a respeito dos tipos de violências e violações de direitos contra os idosos”, anuncia o diretor do Departamento de Políticas de Cidadania e Desenvolvimento Humano da SMDH, Wellington Silveira.
Eleição – No âmbito do CMDI, em paralelo as ações do “Junho Violeta” está no período de inscrição dos segmentos para representantes da sociedade civil para a gestão 2023-2025 do Conselho. De acordo com o Edital de Convocação nº 04/2023 (que pode ser acessado aqui), os interessados podem se inscrever até o dia 28.