A Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito recebeu, na tarde desta terça-feira (18), atletas e integrantes da diretoria e da comissão técnica da Associação de Ginástica Toledana (Agito), que se sagrou campeã geral por equipe no Campeonato Brasileiro Adulto de Ginástica em Campo Grande/MS entre 28 de junho e 2 de julho. Sob o comando da técnica Solange Paludo, as ginastas Geane Silva, Samara Sibin e Maria Eduarda Alexandre conquistaram o primeiro lugar geral por equipes, obtendo a maior soma das notas obtidas nos aparelhos arco, bola, maças e fita.
Ainda na soma dos aparelhos, Maria Eduarda, que estreou na competição, ficou em segundo lugar e ganhou ouro no arco (categoria Elite) e duas pratas nos aparelhos bola e maças. Na fita, Samara Sibin ficou com a prata na categoria Elite e Geane Silva ficou com o bronze no Nível 1.
A Agito, que conta com o apoio das secretarias municipais de Esportes e Lazer e da Educação, também foi representada por uma equipe B, formada pelas atletas Alana Silva, Gabriela Lima, Pamela Webber e Fernanda Heinemann. Pamela, por sinal, faturou o bronze no aparelho fita no Nível 2.
Outro grande destaque da equipe, Geovanna Silva, não participou desta competição e nem pôde estar presente a este encontro. Mas é um por um excelente motivo: ela está servindo à seleção brasileira, que acaba de obter um feito inédito na etapa da Copa do Mundo de Ginástica Rítmica disputada na Romênia: pela primeira vez, nosso país subiu ao pódio da competição quatro vezes: ouro na prova mista, prata nos cinco arcos, bronze na fita no individual – a toledana foi titular dos cinco arcos e ficou em terceiro no resultado geral de conjunto.
Com os troféus e medalhas conquistados nos campeonatos brasileiro e paranaense nas mãos, as atletas e técnicas da Agito receberam os parabéns do prefeito. “Pode não parecer, mas a atividade de vocês não é isolada. A garra que resulta em títulos serve de inspiração para diversas adolescentes e jovens que consideram se dedicar a uma prática desportiva saudável. Isso sem falar da projeção que Toledo ganha no cenário nacional, tornando-se uma referência para todo o país”, salienta Beto.
Solange destacou a amplitude do trabalho realizado desde 1999 pela Agito, o qual também é realizado pelos técnicos Graciele Moraes (presente ao encontro) e Débora Souza e coordenado por Reinaldo Bento. “Atualmente, somando esporte de alto rendimento e escolinhas, temos 200 crianças e adolescentes atendidas pela nossa entidade. Todo o dia plantamos nelas a semente do senso de coletividade e muitas hoje se tornaram mulheres atuantes na sociedades, algumas exercendo profissões relacionadas ao mundo dos esportes”, comenta. “Na atual geração, vemos também uma capacidade imensa de se superar. Nos momentos de crise, como na pandemia, elas não pararam de treinar e, em função disso, a Maria Eduarda, por exemplo, já conseguiu vaga para o Pan-Americano, que dá vaga direta ao país campeão para os Jogos Olímpicos de Paris no ano que vem”, acrescenta.
A diretoria da Agito foi representada pela secretária Aparecida Lima e pela vice-presidente Alexandra Becker, que fez uma análise da trajetória ascendente da ginástica rítmica em Toledo e no Brasil. “O momento atual é um reconhecimento a um esforço de décadas e nosso município tem contribuído muito para isso. Somos referência no assunto e esse incentivo que recebemos do governo municipal nos dá uma força extra para termos cada vez mais visibilidade, troféus e medalhas”, pontua. “Toledo é um celeiro de atletas que acabam servindo à seleção brasileira. Constantemente somos parabenizados pela Confederação Brasileira e pela Federação Paranaense de Ginástica pelo trabalho de formação de base de excelência que temos em Toledo”, relata Graciele.
O secretário de Esportes e Lazer, Eudes Luiz Dallanol, também enalteceu o trabalho realizado pela Agito. “Em nossa secretária desenvolvemos ações em 72 modalidades e fico feliz em ver uma delas indo tão bem. É uma satisfação oferecer este apoio, pois vejo que as meninas da ginástica rítmica dão o máximo de si nos treinamentos e competições”, ressalta.