O auditório da unidade local do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/PR) recebeu, na noite desta quarta-feira (16), a aula inaugural do Jovem Empreendedor. O programa, iniciado em 2022, é coordenado pelas secretarias de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH) e do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (AgroDesenvolvimento) e está focado em três eixos: Orientar, Formalizar e Facilitar.
Prestigiado pelos secretários Rosiany Favaretto (SMDH) e Diego Bonaldo (AgroDesenvolvimento); pela presidente do Conselho Municipal de Juventude de Toledo (Comjuto), Thaís Cristina Coelho; pela presidente do Conselho do Jovem Empreendedor de Toledo (Cojem), Julia Gabriela Gato Donasolo; pelo gestor de Empreendedorismo e Gestão da unidade de Toledo do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae/PR), Willian Braga Tomaz; e outros atores da rede de garantia de direitos da população jovem do município, o evento marca o início de uma jornada dividida em três ciclos: urbano, rural e universitário. Um dos pontos altos do primeiro encontro foi o depoimento emocionante de Thaís, que falou sobre como a política pública de fomento ao empreendedorismo jovem e feminino ajudou-lhe a alavancar a sua carreira na advocacia.
Em seguida, foi apresentado o cronograma das atividades do Jovem Empreendedor, que segue até dezembro (confira no fim da matéria), e feito o convite para os presentes se inscreverem no programa. Quem se encontra na faixa etária dos 15 aos 29 anos e não pôde comparecer também pode participar: basta preencher o formulário disponível no site https://forms.gle/jicoWZZF3ktNXZyB9.
O titular da Agrodesenvolvimento destaca a importância da qualificação dos jovens para a ação empreendedora. “Durante as atividades deste programa, eles terão a oportunidade de entenderem e terem ajuda para montar seu próprio negócio, com acesso a conteúdos importantes, como gestão de risco, compra e venda, posicionamento de marca, estruturação de preço e outros aspectos da cultura empreendedora. E o mais importante: ter proatividade para enfrentar e, se possível, prevenir os problemas que podem aparecer pelo caminho. Em relação ao ano passado, temos como grande diferencial neste ano um trabalho específico para os jovens do interior, o que nos permite chegar a um número ainda maior de jovens”, compara Diego. “Trata-se de mais uma ação de governo que visa ampliar as oportunidades para o público jovem, o que começa pelos investimentos numa educação inovadora. Os maiores exemplos disso são o Aluno Conectado e o Include Campus Party, projetos que trabalham com a digitalização e gamificação dos conteúdos ministrados para crianças e adolescentes, os quais terão, a partir da juventude, plenas condições de serem empreendedores diferenciados, contribuindo para o desenvolvimento de Toledo.
De acordo com a titular da SMDH, o Jovem empreendedor destina-se a jovens da cidade e dos distritos uma série de benefícios e habilidades que podem ser fundamentais para seu desenvolvimento pessoal, profissional e para a sociedade como um todo. “É uma proposta que objetiva desenvolver habilidades empreendedoras como criatividade, inovação, resolução de problemas, tomada de decisões, liderança e comunicação, que são essenciais para enfrentar os desafios do mundo empresarial e da vida cotidiana. Além disso, estimula o pensamento crítico e a proposição de soluções aos problemas da comunidade fazem parte das metas que temos para a juventude”, salienta Rosiany. “Em resumo, este curso oferece conteúdos que podem ser valiosos não apenas para iniciar e administrar um negócio, mas também para o desenvolvimento pessoal e para a contribuição positiva para a sociedade. Peço que a sociedade toledana abrace esta causa e convide os jovens do seu entorno a participar deste programa”, aconselha.
Os ciclos
As aulas do Jovem Empreendedor serão ministradas por consultores do Sebrae/PR, segundo o cronograma abaixo. Para obter mais informações, a Coordenadoria de Políticas para a Juventude está à disposição nos números (45) 3196-2402 (telefone) e (45) 99132-1074 (WhatsApp).
CICLO URBANO
Unidade Social São Francisco – 14h às 16h
21/8 (Segunda) – Criatividade e Inovação
23/8 (Quarta) – Identificação e Desenvolvimento de Talento
28/8 (Segunda) – Modelo de Negócio na Economia Criativa
30/8 (Quarta) – Marketing e Branding na Economia Criativa
4/9 (Segunda) – Gestão Financeira na Economia Criativa
Sebrae/Toledo (Sala 2) – 15h às 17h
25/11 (Sábado) – Formalização do Negócio
2/12 (Sábado) – Gestão Financeira Avançada
9/12 (Sábado) – Estratégia de Marketing e Vendas
CICLO UNIVERSITÁRIO
Sebrae/Toledo (Sala 1) – 15h às 18h
21/10 (Sábado) – Empreendedorismo como opção de carreira
28/10 (Sábado) – Gestão de Startups e Empresas de Base Tecnológica
11/11 (Sábado) – Planejamento Financeiro e Estratégias de Captação de Recursos
18/11 (Sábado) – Estratégias de Marketing e Vendas para Startups
CICLO RURAL
Escola Estadual do Campo São Luiz D´Oeste – 8h às 10h
28/8 (Segunda) – Identificando Oportunidades de Negócios Rurais
5/9 (Terça) – Planejamento de Negócios
13/9 (Quarta) – Marketing Digital
21/9 (Quinta) – Gestão Financeira
29/9 (Sexta) – Comunicação e Liderança
Escola Municipal Miguel Dewes (Dez de Maio) – 14h às 16h
21/8 (Segunda) – Identificando Oportunidades de Negócios Rurais
28/9 (Segunda) – Planejamento de Negócios
4/9 (Segunda) – Marketing Digital
11/9 (Segunda) – Gestão Financeira
18/9 (Segunda) – Comunicação e Liderança
Colégio Estadual do Campo Novo Sarandi – 13h45 às 15h45
22/8 (Terça) – Identificando Oportunidades de Negócios Rurais
29/9 (Terça) – Planejamento de Negócios
5/9 (Terça) – Marketing Digital
12/9 (Terça) – Gestão Financeira
19/9 (Terça) – Comunicação e Liderança