De 21 a 25 de agosto, Toledo promove 18ª Semana da Educação Infantil

Apresentações culturais com alunos de Cmeis, palestras e salas de estudo estão na programação de evento que ocorrerá no Teatro Municipal e no câmpus local da FAG

Com o tema “Tempos e espaços promotores de relações”, a Secretaria Municipal da Educação de Toledo (Smed) promove, entre 21 a 25 de agosto, a 18ª Semana da Educação Infantil. A programação, que pode ser vista na íntegra no site www.smed.toledo.pr.gov.br/xviiisemanaeducacaoinfantil23, contempla várias atividades.

Entre elas, apresentações culturais com alunos da educação infantil no Teatro Municipal que poderão ser prestigiadas por pais e responsáveis pelas crianças nas noites (19h às 21h30) de segunda e terça (21 e 22) e nos período matutino (8h às 8h30) e vespertino (13h30 às 14h) de quinta (24). Até o momento, 18 dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e 6 escolas já confirmaram participação.

O Teatro Municipal também receberá as três palestras da 18ª Semana da Educação Infantil. A primeira delas – “Tempos e espaços promotores de relações” – será ministrada na quarta (23), às 18h30, pela mestre, doutora e pós-doutora em Educação e professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Cassiana Magalhães.

As outras duas ocorrem no dia seguinte: às 8h30, a mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Luciane de Fátima Chyczy, abordará o tema “O aprender afetivo e efetivo nas vivências dos campos de experiências”; às 14h, será a vez da doutora em Educação e mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), Emília Cipriano falar sobre “O tempo no cotidiano da criança: olhares, sons, cores, aromas, descobertas e o ser criança”.

As atividades do último dia do evento serão realizadas no câmpus local da Faculdade Assis Gurgacz (FAG). Divididos em 19 salas de estudos, os professores que atuam em Cmeis ou em turmas de pré-escola apresentarão os trabalhos realizados.

Por falar nisso, algumas das atividades realizadas pela Educação Infantil farão parte de exposições que serão montadas em vários pontos da cidade. Entre eles, o Paço Municipal Alcides Donin, Câmara de Vereadores, sede da Smed, Centro Integrado de Políticas Educacionais (Cipe) Professora Maria Iaschombek Doege e no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Premen).

A diretora do Departamento de Administração Escolar da Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Rosemeri Maria Hentz Soares, observa que a proposta da Semana da Educação Infantil é instigar nos profissionais da Educação a construção de um perfil docente aberto ao aprendizado contínuo. “Partimos sempre do pressuposto de que profissionais da Educação precisam estar constantemente estudando e buscando ampliar a qualidade de sua percepção e ação pedagógica. Além de propiciar belos momentos de integração com a comunidade escolar nas apresentações de alunos de Cmeis e pré-escolas, o formato apresentado para a 18ª Semana da Educação Infantil está focado em promover momentos de estudos, diálogos e construção de conhecimentos”, pontua. “O tema central do evento almeja que os diferentes espaços dos estabelecimentos de ensino sejam, com suas inúmeras e relevantes possibilidades pedagógicas, promotores de interações e aprendizagem de forma lúdica, respeitando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento previstos na Base Nacional Comum Curricular e fazendo também os professores perceberem e validarem a importância do seu trabalho”, acrescenta

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.