EstaR Gratuito começa a funcionar a partir da próxima segunda

Durante 60 dias o sistema rodou em forma de teste para que os motoristas pudessem se adaptar à nova ferramenta

A partir da próxima segunda-feira (04) entra em funcionamento efetivo o Estacionamento Regulamentado (EstaR) Gratuito. O novo sistema permite ao usuário a utilização da mesma vaga por até duas horas, sem nenhum custo, e estava num período de testes para adaptação dos motoristas há cerca de dois meses. A inovação foi amplamente discutida com a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) e aprovada pela Câmara de Vereadores. As vagas serão monitoradas de segunda a sexta-feira das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 12h. 

A fiscalização eletrônica será feita pelos mesmos veículos que já circulam pelos setores determinados. “A contagem será ativada no momento em que o veículo do monitoramento passar pelo carro estacionado pela primeira vez e o munícipe terá, a partir deste momento, duas horas para usufruir desta vaga sem custo”, explica o diretor do Departamento de Trânsito e Rodoviário (Deptrans), GM Roni Padilha. 

Em caso do veículo permanecer na mesma vaga por mais de 120 minutos, os proprietários receberão, exclusivamente via aplicativo, uma notificação de irregularidade que poderá ser regularizada no prazo máximo de até dez dias corridos, mediante o pagamento de uma taxa com o valor de R$ 50,00. “Só será emitida multa, com fundamento no inciso XVII do artigo 181 da Lei nº 9.503/1997 [Código de Trânsito Brasileiro], caso o condutor não proceda ao pagamento”, acrescenta o engenheiro de tráfego do Deptrans, Fabiano Faria.

Outra novidade é a adoção de um aplicativo – “ESTAR DIGITAL TOLEDO” na App Store (iOS) ou “ESTAR GRATUITO TOLEDO” na Play Store (Android). “O sistema trará mais praticidade para o cidadão e atenderá a demanda dos nossos empresários e comerciantes da região central que sofrem com a falta de vagas para clientes. O aplicativo facilita, pois avisa o cidadão sobre o horário que se iniciou o uso da vaga e a partir deste momento ele tem duas horas para ocupar esta vaga”, explica o prefeito Beto Lunitti. 

O vice-prefeito Ademar Dorfschmidt acrescenta que todas as discussões envolveram a ACIT, desde a formação da lei até a setorização. “Além disso, teremos esta excelente ferramenta tecnológica [aplicativo] e não terá custo para o usuário. Queremos oferecer comodidade para nossa população”, concluiu.

Como vai funcionar – O centro está dividido em 4 setores, sendo amarelo, verde, vermelho e azul. Você pode ver a cor do setor atual nas placas do EstaR. Caso receba o aviso do encerramento das duas horas, basta mover seu veículo para outro setor que reinicia o tempo, podendo ficar mais 2 neste novo setor.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.