Durante a reunião ordinária do secretariado municipal, na segunda-feira (04), foram reforçados detalhes sobre a realização do Desfile Cívico de Sete de Setembro. A organização do evento é realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) e o ato deve reunir aproximadamente 150 entidades e envolver cerca de 15 mil pessoas no Parque Ecológico Diva Paim Barth na próxima quinta-feira (07), às 8h, para comemorar os 201 anos da Independência do Brasil.
Conforme a secretária da Educação, Marli Gonçalves Costa, este será o maior desfile da história do município e toda a equipe da pasta está mobilizada, além dos agentes da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU) e dos setores de Comunicação e Jornalismo da Prefeitura de Toledo. “Temos também o envolvimento dos servidores voluntários das demais pastas, que nos auxiliarão na entrada das delegações, entre outras coisas. Teremos muitas pessoas participando”, explicou.
A novidade para este ano será a homenagem às forças de segurança – Guarda Municipal, Polícias Civil, Militar e Científica e Corpo de Bombeiros – e também aos professores. Conforme Marli, a intenção é reconhecer essas categorias pelos esforços em manter seguros os estudantes frente aos atos de violência no ambiente escolar ocorridos recentemente.
“São duas categorias que passaram por muitas dificuldades. Os professores e professoras por ver atos violentos acontecendo em diversos locais, temerosos que isso pudesse chegar até eles, e os agentes de segurança se reorganizando para poder oferecer um ambiente seguro para as instituições de ensino”, comentou.
A homenagem foi proposta pela comissão organizadora da Smed e apresentada ao prefeito Beto Lunitti que entendeu o momento de agradecer e reconhecer os profissionais de educação e segurança.