Em Brasília, Programa Oeste em Desenvolvimento apresenta pautas regionais

A comitiva de líderes cumpriu extensa agenda na Capital na busca de sensibilizar os representantes políticos em relação aos assuntos prioritários do Oeste do Estado.

DA ASSESSORIA – A terça-feira (19) foi marcada pela visita do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) em Brasília. O grupo foi recebido pelo Deputado Federal Dilceu Sperafico (PP). Na pauta questões como a infraestrutura, pedágio, condições para o desenvolvimento pleno da empregabilidade e também reivindicações ligadas ao Agronegócio. Na última década, o Programa Oeste em Desenvolvimento protagonizou inúmeras lutas pela Região Oeste e segue na articulação de soluções que otimizem a vocação produtiva e associativista do Oeste.

O presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Rainer Zielasko, cumpriu a agenda na companhia da Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), Anaide Holzbach, do vice-presidente de Desenvolvimento Regional da Associação Comercial e Empresarial de Cascavel (ACIC), Jurandir Parzianello Júnior e do Presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais do Paraná (Caciopar) Lucas Ghellere. Juntos, eles apresentaram uma carta que pontua os principais desafios da Região Oeste.

CACIOPAR – O 1º Fórum Econômico e Político do Oeste do Paraná realizado em junho deste ano também serviu para pautar importantes pontos da carta entregue para diversas autoridades em Brasília. Da infraestrutura ao Agronegócio, o documento pede pelo comprometimento de todos os representantes com os desafios que o Oeste elencou durante a realização do evento.

PEDÁGIO – O documento entregue em Basília também reafirma a importância da aprovação do Projeto de Lei 1712/22 permite que as concessionárias de rodovia beneficiadas pelo Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento de Infraestrutura (Reidi) optem pelo pagamento unificado de tributos, equivalente a 4% da receita mensal. A aprovação pode resultar em até 20% de redução na tarifa ao usuário.

“Quando temos uma concessão de pedágio significa que a sociedade vai pagar para fazer para fazer algo que na verdade é um dever do Estado. Como o governo alega que não possui fundos para isso, a sociedade assume para que não tenhamos prejuízos ainda maiores. Não é coerente e nem justo que para fazer algo que não seria da nossa responsabilidade ainda tenhamos que pagar impostos ao mesmo governo que teria essa responsabilidade. Este projeto de Lei que desonera a construção de rodovias traz um pouco mais de justiça para o processo”, afirma Zielasko.

MULTAS – Um dos pedidos feitos na carta do POD está diretamente ligado a empregabilidade. Mesmo com uma expressiva contratação, muitas indústrias mesmo com muito esforço não conseguem contratar o número de PCDs (Pessoas com Deficiência), pelo motivo de não encontrar candidatos interessados nas vagas ofertadas. O POD pediu providências que possam facilitar a localização dos candidatos e também atrativos que possam atrair estes profissionais. A Região Oeste do Paraná vem crescendo anualmente, o mercado de trabalho na região do POD gerou no período de 2020 a 2023, um superávit de 59.420 empregos formais, tendo um crescimento de 17,84%, no período. Em 2023 já foram realizadas 8.508 contrações de saldo positivo, totalizando 391.078 carteiras assinadas na região do POD.

COMEMORAÇÃO – O Programa Oeste em Desenvolvimento vive um ano comemorativo dos seus 10 anos de atuação em defesa da Região. A realização do Fórum está marcada para o dia 27 de outubro em Medianeira.

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