Agência do Trabalhador realiza dia de atendimento à PCD’s

Agência do Trabalhador realiza dia de atendimento à PCD’s

A Agência do Trabalhador de Toledo abriu suas portas para um dia especial de atendimento às pessoas com deficiência (PCD’s). O “Dia D”, como é chamado, acontece em todo o Brasil em função do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Durante a manhã, o trabalho foi acompanhado pelo prefeito em exercício Ademar Dorfschmidt. 

A ação, conforme o diretor da Agência do Trabalhador, Rodrigo Souza, busca aproximar as PCD ‘s das empresas. “É mais uma estratégia para colocar frente a frente quem busca uma colocação no mercado de trabalho e os empregadores que precisam cumprir um percentual previsto em lei”. Além disso, de acordo com o diretor, essa atividade, realizada como forma de marcar a data, promove o debate e aborda a necessidade cada dia maior de incluir as pessoas. 

O evento gerou oportunidades para as pessoas com deficiência. O coordenador de Políticas para Pessoa com Deficiência da Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH), Júnior Rasbold, acrescenta que esse fator contribui, principalmente, para a dignidade da pessoa. “O processo fortalece o emprego, com dignidade, respeito, acessibilidade, infraestrutura e, por outro lado, as empresas também têm a oportunidade de alcançar o público que elas precisam para as suas vagas”, explicou.

O prefeito em exercício, Ademar Dorfschmidt, disse que o município quer promover a inclusão e o acesso das pessoas com deficiência ao mercado de trabalho. “Isso significa mais desenvolvimento econômico num contexto geral. Essas pessoas terão mais dignidade, serão consumidores. Não é somente trabalhar, é a possibilidade de comprar o que quiser e precisar, é independência, autoestima. Esse é o fator mais preponderante deste trabalho”, comentou. 

Para a assistente de Talent da BRF, Fabíola Rodrigues, o apoio da Agência, neste contexto, é essencial. “A gente se aproxima mais das PCD’s, pois neste momento é dada uma atenção maior a elas. Nós já chegamos aqui com vagas que atendem às suas especificidades. Enquanto empresa, divulgamos, porém não temos grande procura. A atividade promovida pela Agência do Trabalhador faz essa ponte”, explicou. 

Foram ofertadas vagas exclusivas para PCD’s, com cargos de atendente de padaria, auxiliar de açougueiro, empacotador, operador de caixa, repositor, operador de processo de produção, assistente administrativo, auxiliar de produção, assistente administrativa e operador de máquinas fixas nas empresas Amigão Supermercados, BRF, C-Vale, Fiasul, Grupo Muffato, Prati Donaduzzi, Primato Cooperativa Agroindustrial e Stock Atacadista. No período da tarde, o público assistiu a palestra “Inteligência Emocional no Ambiente Social e Profissional”, acessível à população surda. 

Neste ano, 114 pessoas com deficiência buscaram colocação na Agência do Trabalhador. Dessas, mais de 40 tiveram êxito e foram contratadas, pois é realizado uma avaliação de perfil de cada candidato.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.