A noite de terça-feira (26) foi de muita cooperação na Escola Adventista de Toledo, com a fundação da sétima Cooperativa Escolar Mirim da Sicoob Merdional. Com 19 sócios fundadores, a Cooperat inicia as atividades com o primeiro objeto de aprendizagem bom base no chocolate. Os cooperados irão produzir semanalmente brigadeiro no pote, que será comercializado na comunidade local e na escola.
Os cooperados contam com o apoio da agência da Parigot, madrinha da Cooperat, que auxilia nas formações com palestras e treinamentos e vai receber o objeto de aprendizagem para ser conhecido e comercializado.
A PAE (Pessoa de Apoio Estratégico do Sicoob), Loni Dupont, responsável pelo programa, enalte o programa Cooperativa Mirim ressaltando a relevância das atividades realizadas entre alunos e professores. “A fundação desta sétima cooperativa mirim representa a solidificação das ações ligadas ao 7º Princípio do Cooperativismo, que é o Interesse pela Comunidade. Dentre as atividades dos cooperados, está a simulação prática das ações de uma cooperativa de adultos”.
A diretora da Escola Adventista de Toledo, Sara Bubink, ressalta que as atividades desenvolvidas pela cooperativa escolar mirim vão de encontro com a filosofia da escola. “A criança protagonista, cooperar, ajudar o próximo. Estamos tendo todo o suporte do Sicoob para esta ação. Nos sentimos privilegiados, por ser sede de uma cooperativa mirim. Somos a primeira escola particular de Toledo a aderir ao programa”, ressalta.
Suelen Gonçalves Rizzi, mãe da presidente da Cooperativa Escola Mirim – Cooperat, Mariana dos Santos Rizzi, sente-se orgulhosa. “Estamos preparando nossos filhos para o mundo e com a participação nas atividades da Cooperat, minha filha terá uma grande experiência em gestão e finanças e isso é muito válido”, ressalta. Já a presidente da Cooperativa Mirim destaca a ansiedade deste momento. “Vamos trabalhar para o crescimento e desenvolvimento dos nossos cooperados e na comunidade”, garante Mariana.