Toledo inova mais uma vez ao proporcionar um canal exclusivo onde as pessoas surdas poderão abrir chamados direto com a Guarda Municipal ou com a Ouvidoria Municipal. A ferramenta foi apresentada pela Central de Libras e possibilitou essa comunicação entre o cidadão e a instituição por meio de um intérprete independente da plataforma de tradução simultânea de Libras. Esta ferramenta proporciona a comunicação entre ouvintes e pessoas surdas em tempo real, por videochamada, intermediada por um intérprete de Libras.
A diretora de Políticas de Cidadania e Desenvolvimento Humano, Daliana Uemura, explica que o aplicativo faz parte dos serviços oferecidos pela Central de Libras. A pessoa surda pode fazer uso dessa ferramenta para fazer denúncias na GM ou Ouvidoria de Toledo. “Você acessa a denúncia pela Central de Libras, eles fazem essa interpretação da denúncia e podem repassar o caso para a Ouvidoria ou para a Guarda Municipal. Nisso conseguimos garantir que a pessoa surda seja atendida para alguma denúncia que ela tenha”.
Daliana acrescenta que agora quando o aplicativo for aberto, já constarão os dois ícones em evidência, da Ouvidoria e da Guarda Municipal. “Agora será possível incluir denúncias relacionadas a violência contra a mulher surda, a criança, ao idoso, além de alguma denúncia que seja da Ouvidoria, sobre algum serviço público. Então é possível fazer, através da Central, de forma direta ou anônima”, salienta a diretora.
Ela explica que apesar da plataforma já funcionar para traduzir a linguagem de Libras nos diversos serviços oferecidos pela prefeitura, os serviços do 153 (Guarda Municipal) e 156 (Ouvidoria) não eram acessados, pois os intérpretes que trabalham para o serviço do aplicativo estão em outras localidades, como São Paulo por exemplo. Ao efetuarem a ligação nesses números para intermediar o atendimento, eles acessavam os serviços nas cidades onde estavam localizados. Agora, foi possível adaptar o atendimento, pois o Setor de Informática da Prefeitura criou uma “máscara” para direcionar a ligação para o município.
“Isto garante maior agilidade e segurança para as pessoas surdas, especialmente às mulheres, nas questões de segurança e de denúncias, principalmente, em relação à violência contra as mulheres surdas. Era o passo que ainda faltava no desenvolvimento da plataforma digital inteligente, para que o serviço esteja completo e acessível”, complementa o coordenador de Políticas para Pessoas com Deficiência e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Humano, Rosiany Favareto, ter acesso à comunicação e ao intérprete em Libras empodera as pessoas surdas, permitindo que elas expressem suas necessidades, ideias e opiniões de forma independente. Isso promove sua autonomia e autoestima, contribuindo para uma maior inclusão social e participação ativa na sociedade.
Essa é mais uma ação inédita adotada por Toledo para a inclusão dos surdos. A plataforma é uma ferramenta online de uso simples e intuitivo. Para ter acesso ao serviço, que é exclusivo para as pessoas surdas, é preciso baixar o aplicativo da Central de Libras e fazer o cadastro de forma simples, (inclui número de telefone e dados pessoais) e já pode usar.