A manhã desta quinta-feira (29) foi especial para estudantes do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Sâmia Luíse Sanches Chiella, localizado no bairro São Francisco. Os alunos das turmas do Infantil 0, 1, 2 e 3 assistiram à peça teatral “Xô Mosquito”, na qual agentes de combate a endemias (ACEs) apresentaram às crianças os riscos causados pela dengue e as formas de preveni-la.
O espetáculo encerra um ciclo de atividades iniciado na segunda-feira (26). “Nestes três dias, os alunos, acompanhados de seus professores, andaram pelas ruas do entorno, mostrando cartazes aos moradores que foram até o portão acompanhar a movimentação. Também fizemos trabalho semelhante no gramado do Cmei, colocando alguns itens que depois foram recolhidos pelas crianças”, explica a diretora do estabelecimento, Edilaine Ortiz Condé de Souza. “Os estudantes têm assimilado bem o conteúdo, que foi elaborado tanto para alertar sobre os perigos da dengue quanto para aprenderem sobre lixo reciclável e a forma correta de fazer sua destinação”, avalia.
Além de aplaudir, os alunos saíram da peça “Xô Mosquito!” sabendo um pouco mais sobre o assunto. João Miguel Cardoso, do Infantil 3, aprendeu que, em casa, é preciso eliminar todo o lixo do quintal. Seu colega João Valentim Duque dos Santos comentou que vai falar com os pais sobre combater a dengue e Blenda de Lima, também do Infantil III, memorizou a expressão “sai mosquito!” e certamente vai influenciar sua família para se juntar à luta que Toledo trava contra o Aedes aegypti.
Neste período em que o município vive situação de emergência, o trabalho do grupo de ACEs que encena a peça “Xô Mosquito!” precisa continuar. Amanhã (1º/3), os agentes estarão no Cmei Professora Ângela Neolete Wessel, no Jardim Pancera. Segunda e terça-feira da próxima semana (4 e 5) será a vez de os alunos da Escola Municipal São Francisco de Assis (Jardim São Francisco) assistirem ao espetáculo.