Mutirão de Catarata beneficia pacientes encaminhados pela Central de Especialidades em Toledo

Ophthalmologist examining a woman’s eyes with an indirect ophthalmoscope

Mais uma etapa do Mutirão de Catarata, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Governo do Estado, foi iniciada no último sábado (15). A atividade faz parte da ação por meio da Central de Especialidades Osvaldo Luiz Ricci, da Vila Pioneiro. Até o final deste mês 150 pessoas devem ser encaminhadas para o município de Cascavel para a realização de exames e se necessário cirurgia.

Os pacientes são encaminhados para Cascavel, pois por meio do Governo do Estado foi credenciado uma clínica especializada para realizar os procedimentos necessários. O paciente é encaminhado pelo especialista oftalmologista para cirurgia de catarata e entra em uma fila de espera.

Além do Estado, a Central de Especialidades conta com a parceria dos alunos do curso de medicina da Universidade Federal do Paraná – UFPR, campus Toledo e do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná (Ciscopar), onde são realizados alguns encaminhamentos.

O Diretor da Rede de Atenção Especializada, Daniel Ricardo Jochims, afirma que o trabalho da Central de Especialidades é agilizar e dar o conforto necessário aos pacientes. “Atualmente uma média de quatro a cinco mil atendimentos são realizadas ao mês na Central. Estamos avançando, constantemente, com as políticas públicas implementadas nessa unidade de saúde”.

Daniel garante que a expectativa é proporcionar atendimento para todos os cidadãos que necessitarem. “Se for necessário fazer 300 cirurgias para desafogar a fila de espera será feito nessas 150 pessoas. Tudo isso é possível graças encaminhamento correto dos profissionais da Secretaria da Saúde. Lá em Cascavel o paciente já sai sabendo se vai necessitar da cirurgia ou de exames para utilizar óculos. Essas parcerias que o município tem com o Estado e demais entidades auxiliam em melhorar a qualidade de vida da população”, explica.

Para participar do mutirão, os pacientes que possuem interesse em se examinar com os especialistas devem, inicialmente, procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro. Todas as unidades do município realizam este serviço para possível encaminhamento a Central de Especialidades.

A Central de Especialidades Osvaldo Luiz Ricci faz parte do Complexo de Saúde da Vila Pioneiro, que também possui o Mini-Hospital Doutor Jorge Nunes, Farmácia Comunitária e em fase de construção a Central de Fisioterapia, Reabilitação e Terapias Complementares.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.