Prefeitura intensifica ações junto às pessoas em situação de rua

Prefeitura intensifica ações junto às pessoas em situação de rua

A administração municipal segue com o trabalho junto às pessoas em situação de rua. Dentre as diversas ações realizadas, na tarde desta quarta-feira (13), agentes da Guarda Municipal, do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) e da Coordenação de Proteção e Defesa Animal da Secretaria do Meio Ambiente (SMA) participaram de uma ação de identificação dos indivíduos e atendimentos aos animais localizados nos arredores da Praça Willy Barth. 

Acompanhados de assistentes sociais, a GM fez a conferência de documentos e averiguou a situação legal das pessoas que se encontravam no local. “A intenção é identificar possíveis situações de conflito com a lei ou alguma pendência com a Justiça. Uma das pessoas abordada não apresentou documentos, porém a GM tomou as providências para que o indivíduo tenha sua identidade confirmada e, caso não possua nada que pese contra ele, seja encaminhado para que os serviços de Assistência Social do município providenciem novos documentos”, disse o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Major Christian Guilherme Goldoni.

Outra ação foi a realização de procedimentos em relação aos animais. Conforme a coordenadora de Proteção e Defesa Animal, Júlia Heiss, foram feitas a vacinação anti-rábica, desvermifugação, microchipagem e a castração. “Esse trabalho é com o intuito de fazer o controle populacional de cães que acabam ficando com essas pessoas em situação de rua, bem como promover a sanidade animal evitando acidentes e a proliferação de zoonoses”. Júlia disse ainda que os animais passam por um exame clínico e após os procedimentos retornam para os seus tutores.

Campanha – A administração municipal tem buscado soluções para o problema das pessoas em situação de rua (PSR’s). A Prefeitura disponibilizou o que é preconizado pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e juntamente com a sociedade civil organizou um movimento buscando sensibilizar a população em relação a não fazer doações de dinheiro, roupas, comida e demais auxílios, pois estas ações contribuem para a permanência desses indivíduos na rua.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.