Prefeitura realiza apresentação dos cursos do Qualifica Toledo

Prefeitura realiza apresentação dos cursos do Qualifica Toledo

Com o intuito de melhorar as oportunidades para pessoas que buscam uma colocação no mercado de trabalho, a Secretaria do Agronegócio, da Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Agrodesenvolvimento) lançou, na quinta-feira (15), o Qualifica Toledo, programa de qualificação profissional que vai aplicar aproximadamente R$ 260 mil em cursos profissionalizantes. A cerimônia aconteceu no Centro da Juventude Marcio Antonio Bombardelli (CJU/Europa) e reuniu autoridades, representantes de empresas e do Sistema S, estudantes e comunidade em geral.

O momento marcou também o início dos cursos de aperfeiçoamento em Confeitaria e Panificação, promovidos pela Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR). Durante o evento, o diretor do Emprego e Relações do Trabalho, Rodrigo Souza, explanou de forma rápida algumas ações promovidas pelo Departamento, por meio da Agência do Trabalhador, como o Currículo Top, ferramenta em que candidatos podem elaborar este documento, facilitando o preenchimento de dados pessoais, profissionais e escolar-acadêmicos, deixando-os dispostos em um layout mais atraente.

Os cursos técnicos acontecerão por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat). A definição dos cursos aconteceu em reuniões da Agência do Trabalhador, chamadas de Brainstorming, onde as empresas participantes indicaram quais as áreas com maior carência de profissionais. A gerente executiva do Senac, Shenia Uez, representou o Sistema S e destacou a importância da qualificação. “Quem participar terá melhores oportunidades, pois são cursos que vem ao encontro da necessidade das empresas e do mercado”, explanou.

Já o assessor regional da SETR, Walmor Lodi, destacou o investimento do município de Toledo na qualificação das pessoas que buscam um emprego ou melhorar sua renda. “Toledo tem se projetado no cenário estadual e nacional por conta dos seus avanços em relação à qualificação e renda. O município, somente neste ano, vai investir mais de R$ 260 mil para que as pessoas tenham melhores oportunidades e é preciso enaltecer esse empenho, além de parabenizar os servidores municipais que atuam na Agência do Trabalhador”, explicou.   

Ao final, o prefeito Beto Lunitti lembrou que a obrigação do município é proporcionar condições para todos que buscam seu espaço no mercado de trabalho. “Atualmente temos 1,2 mil vagas de emprego em Toledo e a maioria delas precisa ter formação. A nossa visão é de que, com qualificação, as pessoas conseguem melhores espaços, por isso optamos em ano a ano ampliar os investimentos, promovendo o desenvolvimento socioeconômico do nosso município”. Beto ainda enalteceu a conquista de mais um importante espaço educacional para Toledo. “Nesta semana foi anunciada a implantação de um Instituto Federal que vai trazer ensino médio técnico para nossos jovens”, concluiu. 

Após, os presentes puderam conhecer a carreta onde estão sendo ministrados os cursos de panificação e confeitaria, por meio de uma parceria com o Governo do Paraná.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.