A sede da Secretaria Municipal da Educação (Smed) recebeu, na manhã desta quarta-feira (4), uma visita ilustre. O cardeal e arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, esteve reunido com a equipe técnica da pasta para uma conversa na qual pôde conhecer de perto a estrutura e as práticas inovadoras da rede municipal de ensino de Toledo.
Acompanhado de seu irmão, Flávio Scherer, que é integrante do Conselho Estadual da Educação do Paraná, o religioso expressou seu entusiasmo e admiração pelo trabalho desenvolvido pela Smed. Em sua fala, Odilo destacou a organização e a qualidade do ensino oferecido, sublinhando a importância de uma sólida base educacional na formação de cidadãos não apenas locais, mas também globais. Por sua vez, Flávio elogiou o trabalho desenvolvido em Toledo, especialmente em relação ao Referencial Curricular para o Sistema Municipal de Toledo, destacando a importância dessa iniciativa como um modelo de referência para outras regiões.
Participaram da conversa: a diretora de Departamento de Ensino, Fabiana Bedun Sackvil; a diretora do Sistema de Ensino, Luci Graciela Kuhn; o coordenador pedagógico de História, Leandro de Araújo Crestani; e a secretária da Educação, Dirce Maria Steffens Kulzer, que manifestou sua gratidão pela visita e pelo reconhecimento, reafirmando o compromisso de Toledo com a educação de qualidade. “É uma honra recebermos Dom Odilo Scherer. Sua visita nos motiva a continuar nosso trabalho com ainda mais dedicação, buscando sempre inovar e melhorar a educação em nosso município. Estamos comprometidos em fazer da educação a base sólida para um futuro promissor para nossas crianças e jovens”, comenta. “Este gesto do cardeal não só reforça os laços entre a cidade e uma de suas mais ilustres personalidades, mas também nos serve como inspiração”, analisa.
Biografia – Dom Odilo Scherer é arcebispo de São Paulo desde 2007 e foi criado cardeal pelo papa Bento XVI em 24 de novembro do mesmo ano. Filho de pioneiros de Toledo, Edwino e Francisca Scherer, nasceu em Cerro Largo/RS em 21 de setembro de 1949, mas veio morar dois anos depois no distrito de Dois Irmãos.
Desde muito cedo, sempre teve uma estreita relação com a vida eclesial e acadêmica. Integrou a primeira turma do Seminário São José, em 1962, tendo sua ordenação sacerdotal realizada em 7 de dezembro de 1976 pelo então bispo de Toledo, Dom Armando Círio.
Já ocupou os cargos de professor e reitor de seminários em Cascavel e Toledo, e, ao lado de Flávio, compôs o quadro docente quando da fundação do curso de Filosofia na Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Busatto (Facitol), que se tornaria a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
Em 1994 foi convidado pelo papa João Paulo II para trabalhar em Roma como oficial da Congregação para os Bispos. No fim de 2001 foi designado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, cargo que assumiria em março do ano seguinte, sendo elevado à condição de arcebispo cinco anos depois.
Além de liderar a terceira maior arquidiocese católica do mundo em número de fiéis (5,9 milhões, na época da ordenação episcopal), o cardeal exerce o cargo de grão-chanceler da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), onde desempenha um papel decisivo na validação dos principais atos acadêmicos e administrativos.