A temporada 2024 do “Música nas Escolas” começou em grande estilo, com dez apresentações da banda composta por professores da Casa da Cultura que fizeram a diversão de centenas de crianças matriculadas em cinco escolas municipais da cidade e do interior (dois shows em cada estabelecimento). As atividades, que resultam de parceria entre as secretarias da Cultura e da Educação, começaram segunda-feira (1º) na Escola Duque de Caxias, no distrito de Concórdia do Oeste.
As escolas São Pedro (Cerro da Lola), Miguel Dewes (Dez de Maio) e Orlando Luiz Basei (Novo Sarandi) receberam apresentações, respectivamente, na terça (2), quarta (3) e quinta (4). A primeira das quatro etapas que o programa terá neste ano foi encerrada na Escola Olivo Beal (Jardim Bressan).
Os alunos destas instituições se divertiram ao som de clássicos e sucessos atuais da música infanto-juvenil, como “Fazendinha” (Mundo Bita), “Sítio do Picapau Amarelo” (Gilberto Gil), “Amigo estou aqui” (trilha sonora dos filmes Toy Story), “Quem dorme é o leão” (trilha do filme O Rei Leão), “The Pink Panther Theme Song” (tema do desenho A Pantera Cor de Rosa), “Baby Shark” (Pinkfong), “Tchutchuê” (Pequenos Atos) e “Meet the Flintstones” (vinheta de abertura e encerramento dos episódios de Os Flintstones). Entre uma canção e outra, os músicos ensinavam os nomes dos instrumentos que tocavam e noções básicas de ritmo e melodia.
Ao concluírem as apresentações, eles receberam pedidos de “mais um” das crianças, sendo que algumas se dirigiram com papel e caneta na mão pedindo um autógrafo. “As crianças estavam muito ansiosas por esta apresentação e é uma alegria receber os professores da Casa da Cultura, a quem dou os parabéns pelo espetáculo que proporcionaram. Também quero deixar meu agradecimento às secretarias da Educação e da Cultura, que tornaram possível este momento”, observa a diretora da Escola Olivo Beal, Dayse Kreuz Mariano.
A secretária da Cultura, Rosselane Giordani, recorda que o “Música nas Escolas” teve início no ano passado e atingiu mais de 9.000 crianças da rede municipal de ensino. “Temos uma proposta lúdica e pedagógica de sensibilização das crianças em relação à música, despertando o gosto e o senso estético-artístico delas. Por isso, os professores da Casa da Cultura prepararam para elas um repertório especial”, pontua a secretária da Cultura, Rosselane Giordani. “Estamos muito felizes com os resultados obtidos no ano passado e entendemos que este projeto vai ao encontro do objetivo da nossa pasta de descentralizar e democratizar o acesso às manifestações artísticas”, avalia.
Próximas etapas – Até o fim do ano, mais três etapas do “Música nas Escolas” serão realizadas: de 10 a 14 de junho; de 5 a 9 de agosto; e de 7 a 11 de outubro. Confira abaixo o cronograma das próximas apresentações:
Data – Dia da Semana – Horário – Escola*
10/6 – Segunda-feira – Manhã e Tarde – Washington Luiz (Novo Sobradinho)
11/6 – Terça-feira – Manhã – Santo Antônio (Boa Vista)
11/6 – Terça-feira – Manhã – Nossa Senhora das Graças (Ouro Preto)
12/6 – Quarta-feira – Manhã – São Dimas (Bom Princípio do Oeste)
12/6 – Quarta-feira – Tarde – São Luiz (São Luiz do Oeste)
13/6 – Quinta-feira – Manhã – Princesa Isabel (Dois Irmãos)
13/6 – Quinta-feira – Tarde – Tomé de Souza (Vila Ipiranga)
14/6 – Sexta-feira – Manhã e Tarde – Jardim Concórdia
5/8 – Segunda-feira – Manhã e Tarde – Osvaldo Cruz (Vila Nova)
6/8 – Terça-feira – Manhã e Tarde – Carlos Friedrich (Jardim Coopagro)
7/8 – Quarta-feira – Manhã e Tarde – Reinaldo Arrosi (Vila Operária)
8/8 – Quinta-feira – Manhã e Tarde – Norma Demeneck Belotto (Jardim Gisela)
9/8 – Sexta-feira – Manhã e Tarde – Alberto Santos Dumont (Jardim Porto Alegre)
7/10 – Segunda-feira – Manhã e Tarde – André Zenere (Jardim América)
8/10 – Terça-feira – Manhã e Tarde – Anita Garibaldi (Jardim Europa)
9/10 – Quarta-feira – Manhã e Tarde – Arsênio Heiss (Jardim Porto Alegre)
10/10 – Quinta-feira – Manhã e Tarde – Amélio Dal Bosco (Jardim La Salle)
11/10 – Sexta-feira – Manhã e Tarde – Antônio Scain (Jardim Filadélfia)
*Programação sujeita a alterações.