O governo municipal, na pessoa do prefeito Beto Lunitti, prestigiou a abertura oficial do 3º Seminário Internacional Latino-Americano (SIla), realizada na manhã desta segunda-feira (22) no Auditório Dom Anuar Battisti, no câmpus Toledo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Promovido pelo curso de Direito da instituição em parceria com a Universidade de Belgrano (UB/Argentina) e Escola de Negócios Argentina, e apoio do curso de Direito da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o evento tem como tema “Direito Sem Fronteiras”.
Em sua fala, o chefe do Executivo Municipal destacou a importância da ciência aplicada ao Direito na administração pública. “Aos participantes de outras cidades, nossas boas-vindas a Toledo! A quem já é daqui, nosso desejo de que o sentimento de pertencimento a esta terra cresça cada vez mais. É bom muito ver tantas pessoas interessadas em aprimorar conhecimentos numa área vital para o desenvolvimento de qualquer sociedade”, analisa. “Em Toledo, os avanços liderados pelo poder público têm acontecido em virtude de um relacionamento interinstitucional produtivo com o Poder Judiciário e o Ministério Público, com os quais temos canais abertos para o diálogo. Com o apoio deles e da Câmara de Vereadores, não teríamos, por exemplo, colocar o Hospital Regional de Toledo (HRT) em funcionamento. Quando as autoridades colocam as pessoas ao centro, as soluções aparecem”, salienta.
Até quarta-feira (24), os 580 inscritos no seminário poderão participar de palestras, oficinas, painéis, apresentações, debates, grupos de trabalho estratégicos e debates, uma ampla programação que inclui a formação “Direito, Cultura e Migração“, promovida pela Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH) em parceria com a Comarca de Toledo do Ministério Público do Estado do Paraná, e destinada a servidores públicos, que receberão certificado com carga-horária de 8 horas. A formação será realizada nas duas primeiras tardes (22 e 23) do 3º Sila, das 13h30 às 17h30.
Outros temas relevantes, como Direito das minorias, participação feminina na política, avanços no campo dos direitos dos animais e desafios jurídicos contemporâneos serão tratados por professores e autoridades do mundo jurídico do Brasil, Paraguai, Chile, Colômbia, Argentina, Portugal e Itália. “Este seminário coloca nossa região no calendário dos principais eventos jurídicos do país e da América Latina, promovendo a integração internacional aos nossos estudantes e fomentando discussões contemporâneas na esfera jurídica. Afinal, as fronteiras estão cada vez mais fluídas do ponto de vista tanto físico quanto virtual. Por isso, partimos da compreensão que certos fundamentos legais devem ser compreendidos de forma ampla, garantindo que sejam efetivos para todos, em qualquer lugar do mundo”, destaca o diretor do câmpus Toledo da PUCPR, Ricardo Lopes.