Comunidades discutem Revisão do Plano Municipal de Saneamento

Objetivo é aprovar ou não o Plano Municipal de Saneamento das Associações das Águas do Interior

Durante essa semana a Prefeitura de Toledo está visitando diversas comunidades do interior para a realização de Reuniões Públicas para a Revisão do Plano Municipal de Saneamento que prevê a mudança do contrato de concessão da Sanepar, migrando para contrato de programa na parte de saneamento de água  do município de Toledo. 

O objetivo das Reuniões Públicas é dar a oportunidade para as comunidades de mudar a forma de abastecimento de água. 

Atualmente algumas comunidades e a região urbana são abastecidas pela Sanepar, e já em outros distritos, há alguns anos a Prefeitura auxiliou na construção de poços e outras formas de captação de água. Porém, a legislação foi alterada e o Poder Público não pode mais investir nessas associações. 

Vale destacar que este é um planejamento para os próximos 25 a 30 anos. Caso os  moradores aprove a mudança, uma comissão será criada, onde serão definidos onde serão destinados os investimentos. O projeto da Sanepar é obter a captação da água do Rio Santa Quitéria, que será bombeada até a região do Jardim Maracanã, onde será tratada e distribuída para os moradores.

Mais de R$ 100  milhões serão inseridos para a construção de uma unidade de tratamento de água incluindo a rede de bombeamento, cerca de 22 quilômetros, além de um sistema moderno de tratamento. 

“Construindo um novo projeto de gestão na área do saneamento básica a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento, a administração quer uma nova visão, um local bom para morar, e com qualidade para moradia. As reuniões servem para planejar a cidade para o futuro com a ajuda da população. Por isso temos que definir tudo este ano para que no próximo tudo já esteja de acordo, dando agilidade ao processo”, relata o Secretário Neudi Mosconi.

Mosconi destaca que o novo contrato com a Sanepar, irá elaborar um plano que deve receber investimento de mais de R$ 270  milhões. 

Outro investimento é a construção da ETE do São Francisco, ampliando o atendimento de esgoto  as comunidade do b95% da população assistida , da cidade e do interior.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.