Toledo recebe Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Tratamento Penal

Ações de apoio à ressocialização de detentos credenciaram o município a receber homenagem entregue na tarde desta terça (25) no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba

Toledo recebeu, na tarde desta terça-feira (25), em evento promovido pela Polícia Penal do Paraná (PPPR) no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, o Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Tratamento Penal, o “SeloResgata”. Representado pelo vice-prefeito Ademar Dorfschmidt e pelo secretário da Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos (Infra), Maicon Bruno Stuani, o município foi reconhecido por suas ações de apoio à ressocialização de detentos.

Por intermédio de convênio firmado com a PPPR, em 2021, cidadãos que se encontram no regime semiaberto ou sob monitoramento de tornozeleira eletrônica têm tido a oportunidade de trabalhar na manutenção de espaços públicos sob a supervisão do governo municipal, prestando serviços de pintor, eletricista, encanador, entre outros. Além de Toledo, outras 52 entidades, empresas e órgãos públicos receberam o “Selo Resgata”, concedido pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), que visa incentivar e reconhecer as organizações que empregam pessoas em privadas de liberdade, em cumprimento de penas alternativas ou egressas.

Ademar celebra a conquista deste selo para Toledo. “Todas as pessoas nascem inclinadas para o bem, mas podem cometer um delito e serem penalizadas. Nosso município tem procurado ajudar na ressocialização destas pessoas, permitindo que ele trabalhe enquanto cumpre a pena e possa ser ressocializada. É uma medida que favorece toda a sociedade, à medida que este detento volta melhor para a comunidade do que quando entrou no sistema prisional, e também porque este trabalho proporciona economia de recursos em atividades que fazem parte da administração municipal”, avalia o vice-prefeito.

Maicon destaca o êxito da parceria entre governo municipal e PPPR. “Este convênio foi muito importante para o município, pois nos possibilita o acesso à mão de obra qualificada para a manutenção em prédios públicos. Temos atualmente 23 detentos colaborando conosco neste tipo de serviço, sempre com supervisão do Depen [Departamento de Polícia Penal] e os resultados têm sido satisfatórios: adquirimos o material e eles entregam o que a administração municipal precisa”, avalia o secretário.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.