Desfile Cívico-Militar será o principal evento da Semana da Pátria no município

O Corpo de Bombeiros é uma das instituições de segurança que irá participar do desfile. (Crédito: Janaí Vieira)

No próximo sábado (7), acontece em Toledo o Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro – o principal evento da Semana da Pátria no município. Ao todo, devem participar do evento 127 entidades. Tradicionalmente o desfile será no Parque Ecológico Diva Paim Barth e deverá iniciar pontualmente às 8h.

Em reunião – promovida, no dia 29 de agosto, pela Comissão Organizadora do Desfile Cívico-Militar com os representantes das entidades que irão participar do evento – ficou definido que o Parque Ecológico Diva Paim Barth estará com o entorno totalmente interditado para a circulação de veículos no período da manhã. Poderão se aproximar apenas os carros e as motos que participarão do desfile por meio da Rua Estilac Leal, visto que a concentração destes e dos pedestres ficará na Rua Pedro Santos Ramos entre as ruas Panambi e Raimundo Leonardi.

Os carros alegóricos e os veículos maiores ficarão concentrados na Rua Raimundo Leonardi, entre as ruas Pedro Santos Ramos e Crissiumal. Já os efetivos, os veículos e os animais das forças de segurança ficarão na Pedro Santos Ramos, entre as ruas Augusto Formighiei e Raimundo Leonardi.

Segundo a diretora do Sistema Municipal de Ensino, Luci Graciela Kuhn, a abertura da Semana Cívica será em Novo Sobradinho, dia 1º de setembro com um desfile na comunidade. Já entre os dias 2 a 6 de setembro o ato cívico ocorre em frente a prefeitura às 8h.

“No desfile deste ano temos uma novidade: a abertura será feita pelo Exército de Cascavel. O Exército estará o presente com um pelotão”, destaca Luci ao enfatizar a importância das festividades que envolvem a Semana Cívica.

O DESFILE – Os representantes das 127 entidades inscritas devem passar em frente ao palco. A ordem dos desfile já foi definida e comunicada as instituições. Após passar em frente ao palco, as pessoas que estiverem desfilando devem dispersar no cruzamento das ruas Raimundo Leonardi e Pedro II.

A abertura do desfile ficará a cargo da Banda Connection. Na sequência desfilam os integrantes das forças de segurança. Logo depois passam os estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, seguidos por entidades da sociedade civil, órgãos públicos e agremiações desportivas e culturais. Todos estarão organizados em blocos, cada um liderado por uma das seis fanfarras que participarão do evento.

SEGURANÇA – A Comissão Organizadora pontua que, para garantir a segurança e o conforto de todos, serão disponibilizados banheiros químicos e que viaturas do Corpo de Bombeiros e ambulâncias estarão de prontidão durante todo o evento. Um bebedouro será instalado próximo ao palco, que ficará em frente à sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Casa do Tarzan). Na quinta-feira (5), inicia o processo de montagem do palco, bem como demais itens estruturais para atender o Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro.

Cada instituição participante é responsável pelos seus integrantes e deverá cuidar das questões que envolvem transporte, providenciar garrafas de água e atitudes comportamentais. A Comissão Organizadora também reforça a importância de manter uma conduta tranquila e sem manifestações político-partidárias, respeitando as restrições legais impostas pelo período eleitoral.

A Guarda Municipal ficará responsável pela marcação do local de partida de cada entidade que participará do desfile, isso visa garantir uma organização eficiente e segura. Também fica o alerta aos condutores de veículos motorizados para que tenham cuidados especiais quanto à segurança do público presente. Independente do veículo utilizado no desfile, a legislação de trânsito deverá sempre ser respeitada.

INSTITUIÇÕES DE SEGURANÇA – Entre as forças de segurança que devem participar do Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro estão a Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Polícia Militar BPFron, o Depen, Instituto de Identificação/Polícia Científica, a Polícia Civil, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Exército Brasileiro (15ª Brigada de Infantaria Mecanizada).

Da Redação

TOLEDO

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.