Casar é um momento único e muito emotivo, repleto de sentimentos importantes para o casal. Pensando nisso, a Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH) junto com parceiros realizaram o 19º Casamento Coletivo Cidadão de Toledo. O evento foi realizado no último sábado (9), no Centro Multiuso Rosineia Zandonato Maciel de Oliveira, localizado no Jardim São Francisco/Panorama.
A Coordenação de Imigrantes e outros grupos vulnerabilizados da SMDH, o curso de Direito do câmpus Toledo da Faculdade Assis Gurgacz (FAG), o Centro Jurídico de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e o 3º Tabelionato de Notas e Registro Civil das Pessoas Naturais de Toledo foram os responsáveis por organizar esta celebração. Ao todo, 52 casais passaram pelo processo de seleção, desde abril deste ano, e realizaram o tão sonhado casamento. Cerca de 650 pessoas estiveram presentes no evento para comemorar as diversas uniões matrimoniais.
Previsto na Lei “R” Nº 153, de 27/12/2010, o Casamento Coletivo Cidadão de Toledo é uma iniciativa de caráter social com o propósito de viabilizar o pleno exercício da cidadania para a população de baixa renda, proporcionando a regularização jurídica de casais, legitimando sua união matrimonial. Assim, buscando fortalecer os laços familiares e afetivos, promovendo a integração social.
“É um momento muito especial para as famílias e para a nossa equipe. Pois se a família está bem, ela se torna uma base sólida de apoio e segurança. Então realizar o casamento dessas pessoas me deixa muito feliz e orgulhosa por fazer o bem através do meu trabalho”, comenta a diretora de Políticas de Cidadania e Desenvolvimento Humano da SMDH, Daliana Uemura.