A excelência da educação pública municipal de Toledo foi destacada mais uma vez em âmbito estadual. Na manhã desta quinta-feira (21), o município recebeu dois importantes troféus durante o Fórum Estadual Extraordinário da União dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime/PR), realizado no Golden Park Hotel, em Foz do Iguaçu.
Entre municípios paranaenses com população entre 100 mil e 200 mil habitantes, Toledo conquistou o 4º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com a nota 6,8, e o 3º lugar no Indicador Criança Alfabetizada, registrando 79,6% de crianças concluindo o 2º ano do Ensino Fundamental plenamente alfabetizadas. Ambas as conquistas referem-se aos resultados de 2023.
Com uma programação diversificada de palestras e mesas de debates conduzidas por especialistas de diferentes áreas, o fórum reúne educadores dos três estados do Sul (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina), em evento cujo tema é “Políticas educacionais em tempo de transição de governo: finalização e início da gestão”. Representando Toledo, participaram a equipe técnica da Secretaria Municipal da Educação (Smed), liderada pela titular da pasta, Dirce Maria Steffens Külzer.
Segundo a secretária, estas premiações podem ser atribuídas a diversos fatores. “Para alcançar estes índices, primeiramente é necessário destacar a política do atual governo, que colocou a educação como prioridade. Foram grandes investimentos em tecnologia e na formação dos professores e servidores, aquisição de materiais didáticos pedagógicos para os alunos, melhorias na infraestrutura de escolas e Cmeis, tornando-os mais acolhedores e propícios para o ensino”, enumera Dirce. “Tudo isso, somado à dedicação e ao trabalho responsável e comprometido dos profissionais da educação, trouxeram estes excelentes resultados na aprendizagem dos alunos”, analisa.
O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, também prestigiou a solenidade de entrega dos troféus Resultado do Ideb e Indicador Criança Alfabetizada. “Essa conquista reflete não apenas a excelência no processo de alfabetização e letramento das crianças, mas também o empenho de professores e gestores, com crianças sendo alfabetizadas dentro dos padrões de uma educação de excelência, mas é preciso avançar cada vez mais”, destaca. “Entre os fatores que contribuíram para esse resultado, estão os investimentos em inclusão, infraestrutura, segurança alimentar e tecnologia, por meio do programa Aluno Conectado. Esse conjunto de ações transforma a vida das crianças e reforça o pertencimento de toda a comunidade escolar”, analisa.