A entidade comunicou a Prefeitura que não irá mais executar os serviços
de fortalecimento de vínculos dentro do convênio estabelecido com o município
O município de Toledo, por meio da Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família
(SMAS), assumirá a partir de 2019 o atendimento que era realizado pelo Centro Integrado Amigos da Família (Dorcas) no Jardim Coopagro.
Aproximadamente 120 famílias estão cadastradas
e eram atendidas pelo serviço. O mesmo já havia ocorrido com a unidade da Vila Pioneira em 2017, onde a entidade atendia em média 90 crianças e adolescentes.
O Dorcas, mantido pela Comunidade Evangélica Luterana
Cristo Redentor de Toledo, comunicou a Prefeitura ainda no final de 2018 que não tem mais interesse em manter o vínculo com o poder público.
Por meio de chamamento público o Dorcas realizava serviço
de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos. Ou seja, atividades em contraturno escolar, esportes, cultura, lazer, atividades pedagógicas, entre outras. O atendimento às famílias acontecia após o encaminhamento
do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).
As ações eram cofinanciadas pelo município e também acompanhadas
pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Outras seis entidades não governamentais realizam serviços assistenciais, de convivência e fortalecimento de vínculos por meio de ações cofinanciadas.
“A entidade devolveu ao município o serviço. O fechamento
desta unidade deixa uma lacuna muito grande, pois tinham uma história com o município desde os anos 90. Eles se esforçaram para oferecer o seu melhor. As famílias do Jardim Coopagro e do Pioneiro tiveram seus filhos cuidados no contraturno durante todo esse
período”, lamentou a Secretária de Assistência Social, Marisa Cardoso.
Ela disse ainda que esse período de férias dos serviços
servirá para organizar a transição das atividades de forma que a Secretaria de Assistência possa assumir o atendimento que era realizado pelo Dorcas na região do Coopagro.
“Nós queremos revitalizar os serviços oferecidos com
o máximo de qualidade possível para que as famílias não sejam prejudicadas quanto ao atendimento. O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos é um dos componentes da estrutura do Serviço Único de Assistência Social (SUAS)”, acrescentou.
Histórico
Segundo o blog da entidade, em 06 de junho de 1992 os membros da Comunidade Evangélica Luterana Cristo Redentor, de Toledo-PR, fundam o Centro Comunitário e Social Dorcas, com o objetivo de auxiliar, servir, orientar e desenvolver ações de atendimento a crianças, adolescentes e famílias nos seus diversos aspectos físicos, psicológicos, espirituais, sociais e culturais, e contribuir para o resgate da cidadania de pessoas em situação social de risco.