Treze integrantes do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Província Gaúcha conquistaram premiações no 33º Festival Paranaense de Arte e Tradição 2024 (Fepart) realizado em Francisco Beltrão entre 29 de novembro e 01 de dezembro deste ano. A classificação credenciou os gaúchos de Toledo a participarem da etapa nacional, a ser realizada em Cristalina – Goiás. Para reconhecer o mérito dos competidores, o prefeito Beto Lunitti recebeu o grupo de gaúchos na manhã desta quinta-feira (19) na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito.
Participaram da reunião, Helena Giadello (09), que conquistou o primeiro lugar em declamação na categoria prenda mirim; Felipe Padilha e Laura Turqueti, que também ganharam o primeiro lugar em dança de salão na categoria mirim. Além destes prodígios do CTG também participaram a Eduarda Padilha, segundo lugar em intérprete vocal na categoria adulto; Edinara Covatti, terceira colocada em declamação na categoria prenda veterana; Nilva Salete, segunda colocada em declamação na categoria prenda xiru; e a vice patroa do CTG Província Gaúcha, Giceli Giradello.
“Estão todos de parabéns por levarem o nome de Toledo ao topo. Nosso desejo é que consigam conquistar o primeiro lugar também na etapa nacional. Eu fico muito feliz, pois ajudaram a elevar essa questão cultural que está enraizada no nosso município”, elogiou o prefeito Beto.
“A competição foi muito difícil, tinham outras duplas mirins muito boas. Fico muito contente de ter conquistado esse troféu. Era um sonho poder ganhar a Fepart, pois sempre via outras pessoas, como a Eduarda, ganhando e passou se tornar um desejo para mim”, comentou o primeiro colocado em chula na categoria mirim, Felipe Padilha.
Após muitas conversas e histórias sobre a competição, a pequena Helena Giadello apresentou a declamação que a fez ganhar o troféu de primeiro lugar na modalidade.