
Sob o tema Cooperativas Constroem um Mundo Melhor, o Prêmio Ocepar de Jornalismo chega à 17ª edição com o objetivo de reconhecer o trabalho da imprensa paranaense na divulgação das principais ações do cooperativismo, que impulsionam o desenvolvimento econômico e social do Brasil. As inscrições estão abertas até 1º de outubro, para matérias veiculadas entre 1º de junho de 2024 e 1º de outubro de 2025. Maior instituição financeira cooperativa do Paraná, o Sicredi renova seu apoio à iniciativa da Organização das Cooperativas do Paraná, reafirmando o compromisso com o setor e com o incentivo à comunicação como instrumento de transformação.
Com mais de 1,4 milhão de associados no estado e presença em 85% dos municípios paranaenses, o Sicredi é a instituição financeira com a maior rede de atendimento e capilaridade do Paraná, contando com mais de 480 agências. Cerca de 12% da população do estado é associada ao Sicredi, que exerce um papel fundamental no estímulo às economias locais por meio do apoio ao empreendedorismo, ao agronegócio, ao acesso ao crédito, à educação financeira e à participação ativa em projetos de impacto social. “Se esse prêmio é um dos mais tradicionais, que seja também o mais duradouro. Se depender do Sicredi, continuaremos juntos, incentivando o trabalho que o jornalismo faz pelo cooperativismo e pela sociedade como um todo”, afirma o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock.
Prêmio valoriza jornalismo com foco coletivo
Há mais de duas décadas, o Prêmio Ocepar de Jornalismo incentiva a produção de reportagens que evidenciam o impacto positivo das cooperativas na vida das pessoas, nas comunidades e no desenvolvimento regional. Criado pelo Sistema Ocepar, consolidou-se como referência no reconhecimento ao jornalismo voltado às causas coletivas. “Fomos um dos pioneiros do setor produtivo e do cooperativismo brasileiro. Hoje, o prêmio é modelo para vários segmentos. É muito interessante porque há um retorno muito bom, com reportagens que valorizam o sistema cooperativista, seus princípios e virtudes”, ressalta o coordenador de Comunicação e Marketing da entidade, Samuel Milléo Filho.
Em 2024, foram inscritos 108 trabalhos, com participação de jornalistas de diferentes regiões do estado. As reportagens vencedoras destacaram temas como sustentabilidade, crédito cooperativo, inclusão social e transformação comunitária. Entre os vencedores, destaque para o jornalista Deivide Sacramento, da TV Naipi — Rede Massa/SBT, vencedor do 1º lugar na categoria Telejornalismo, com a reportagem Cooperativismo apoia a inclusão social e o cuidado com o meio ambiente. Já na categoria Especial Crédito, Marcos Tosi, da Gazeta do Povo, foi premiado pela análise sobre o crescimento das cooperativas de crédito com a reportagem Onda de cooperativas de crédito avança.
O 17º Prêmio Ocepar de Jornalismo distribuirá R$ 88 mil em premiações. Serão reconhecidos os três melhores trabalhos em quatro categorias principais: Telejornalismo, Radiojornalismo, Jornalismo Impresso/Digital e Mídia Cooperativa. Haverá ainda prêmios especiais nas categorias Crédito e Unimed, com R$ 10 mil para cada um dos primeiros colocados.
Saiba mais: https://premio.paranacooperativo.coop.br/
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos 9 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.800 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.