Vigilância em Saúde realiza ações de segurança no trabalho no “Abril Verde”

Aproximadamente seis mil trabalhadores receberam orientações para conscientização sobre segurança no trabalho durante o mês de abril em Toledo

No mês da segurança do trabalho, a Vigilância em Saúde, por meio do Departamento de Segurança do Trabalho, realizou diversas atividades de conscientização em empresas de Toledo, visando a promoção de ambientes laborais mais seguros e a redução de acidentes de trabalho. Foram realizadas palestras, orientações e distribuição de materiais informativos, alcançando aproximadamente seis mil trabalhadores em oito segmentos econômicos do município.

Na última quinta-feira (24), as ações foram desenvolvidas na Coamo Agroindustrial Cooperativa de Toledo, reunindo mais de 80 colaboradores de diversas unidades da empresa. Durante a atividade, os participantes receberam informações sobre a importância das normas de segurança e a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.

O técnico de segurança do trabalho Ercio Renato Soster, da Vigilância em Saúde, explicou que a iniciativa faz parte da campanha “Abril Verde”, que reforça a importância da segurança no trabalho em memória às vítimas de acidentes, como o desastre ocorrido em uma mina nos Estados Unidos. “Estamos analisando as condições de saúde e segurança nos locais de trabalho, buscando sempre primar pela qualidade de vida dos trabalhadores”, destacou.

Durante a apresentação, Soster enfatizou a necessidade da observância às barreiras simbólicas, como sinalizações de segurança, procedimentos operacionais padrão e treinamentos obrigatórios. Ele também alertou sobre a importância do cumprimento das normas regulamentadoras, conforme o segmento econômico de atuação, citando exemplos como a NR 35 para trabalho em altura e a NR 33 para espaços confinados.

Carla Elisabete Huppes de Souza, enfermeira do trabalho da Vigilância em Saúde, ressaltou a amplitude da campanha no município. “Realizamos atividades em diversas empresas e setores econômicos de Toledo, com o objetivo de fortalecer a cultura da prevenção de acidentes e óbitos no ambiente de trabalho”, afirmou.

Segundo Enio Reinaldo Tobaldini, supervisor da área operacional da Coamo, a segurança é um valor diário dentro da empresa. “Fazemos diálogo diário de segurança, ginástica laboral e reforçamos constantemente os cuidados que devem ser tomados em atividades como trabalho em altura e espaços confinados”, explicou. Tobaldini, que trabalha há quase 44 anos na cooperativa, observou as mudanças significativas nas práticas de segurança ao longo do tempo. “Hoje temos uma estrutura mais robusta, com brigadas de incêndio, orientadores de segurança e o conceito do cuidado ativo, onde cada um zela por si e pelo colega”, completou.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.